A China continua a apostar forte no seu programa espacial, estando agora a preparar o lançamento do novo telescópio Xuntian, que deverá estar operacional já em 2023. Este mega telescópio é nada mais nada menos que 300 vezes mais largo que o telescópio Hubble da NASA.
Apesar do seu esperado lançamento em 2023, o Xuntian deverá ficar operacional apenas em 2024, já na estação espacial chinesa. Para já, tudo indica que o principal objetivo do telescópio Xuntian será capturar um mapa geral do céu. Será preciso esperar até que arranquem os primeiros projetos do novo telescópio chinês, mas parece que tem todos os pré-requisitos para conseguir resultados muito superiores aos dois super telescópios norte-americanos — Hubble e James Webb.
No entanto, existe também a possibilidade de que seja utilizado para fins totalmente diferentes, abrindo as portas a novas oportunidades. Recentemente, o telescópio espacial James Webb revelou as suas primeiras imagens, capturadas a 1.5 milhões de quilómetros da terra. No caso do Xuntian, isso não irá acontecer, visto que irá ficar “estacionado” perto da estação espacial chinesa, para facilitar a sua manutenção e resolução de possíveis problemas técnicos.
O mega telescópio chinês deverá apresentar um tempo de vida (operacional) a rondar os 10 anos. No entanto, esse período poderá ser alargado caso não atravesse muitos problemas e tenha várias missões de sucesso.
Segue toda a atualidade tecnológica no TecheNet através do Google News. Todas as novidades em tempo real e sem atrasos!
Outros artigos interessantes:
- 21 Smartphones, Smart TVs e muito mais com descontos incríveis! (30% ou mais)
- Sugestões Garmin para celebrar o Dia dos Avós
- As melhores VPN grátis em Portugal
Saiba o que são as primeiras imagens do James Webb
As primeiras imagens do James Webb mostram galáxias e estrelas dos primórdios do Universo. Mas o que são as primeiras imagens enviadas pelo telescópio espacial?
Os cientistas estão entusiasmados com o que todos vimos pela primeira vez. As primeiras fotografias que o telescópio espacial James Webb enviou para a terra são de uma nitidez que impressiona. O salto tecnológico da fotografia espacial foi imenso, quando comparado com o já impressionante Hubble.