A Agência Espacial norte-americana (NASA) revelou ao mundo as primeiras imagens feitas pelo telescópio espacial James Webb e as fotografias prometem revolucionar a astronomia. É uma “nova e revolucionária visão do Cosmos”.
Colocado numa órbita a 1,5 milhões de quilómetros da terra, o telescópio espacial enviou agora as suas primeiras imagens que deslumbraram os cientistas, depois dos ajustes das lentes. As fotos – com uma precisão e focagem nunca antes vistas – foram tiradas com recurso às câmaras infravermelhas, que captam os espectros de luz que não são visíveis pelo olho humano.
E é por isso que estas imagens revolucionam a astronomia. A luz captada pelo James Webb deixou aquele ponto do Universo há 13 mil milhões de anos, teorizando os cientistas que o Big Bang terá ocorrido há 13,8 mil milhões de anos. Estas são, portanto, fotografias de um Universo jovem, que permitirão estudar as teorias para lá dos modelos matemáticos.
Bill Nelson, administrador da NASA, sublinha que “estas imagens, incluindo a visão infravermelha mais profunda do nosso universo que alguma vez foi obtida, mostram-nos como Webb nos ajudará a descobrir as respostas a perguntas que ainda nem sequer sabemos fazer; perguntas que nos ajudarão a compreender melhor o nosso universo e o lugar da humanidade dentro dele”.
“O incrível sucesso da equipa da Webb é um reflexo do que a NASA faz de melhor. Pegamos nos sonhos e tornamo-los realidade em benefício da humanidade”. Mal posso esperar para ver as descobertas que desvendamos – a equipa está apenas a começar!”, afirma, entusiasmado.
Siga-nos no Google News e não perca nenhuma notícia. Clique aqui e carregue em seguir.
Outros artigos interessantes: