Há poucos anos, a impressão 3D estava ao alcance de apenas alguns. Como as empresas pioneiras detinham patentes acabavam por impossibilitar a entrada de outras empresas no mercado. Assim que as patentes foram caindo, foi sendo viável a entrada de novas empresas com valores mais acessíveis.
Atualmente, qualquer PME ou família pode ter uma impressora 3D e respetivos consumíveis a um preço mais acessível para suporte ao negócio ou para fins educativos.
O mercado da impressão 3D está a crescer exponencialmente, tendência que se vai manter por pelo menos cinco anos. O mercado deverá crescente 39,5% ao ano entre 2022 e 2029, segundo a DataM Intelligence.
Como as indústrias especializadas de alto desempenho (no setor da saúde, aeroespacial e transportes) estão preocupadas com a questão do peso dos objetos, a Investigação & Desenvolvimento prossegue a bom ritmo caminhando para a democratização do mercado e produção dos melhores protótipos ou produtos.
Por consequências, as PME podem beneficiar daquele dinamismo para fazer crescer o seu negócio. Afinal, mais I&D resulta numa maior oferta de Impressoras 3D, tecnologicamente mais avançadas, conduzindo à redução dos preços dos equipamentos, acessórios e consumíveis.
Numa perspetiva horizontal, qualquer empresa poderá imprimir qualquer objeto que não tenha em stock. Está não só a ter um comportamento ambientalmente sustentável reduzindo a dimensão da cadeia de fornecimento mas também a prestar um serviço de valor acrescentado ao cliente, pois o produto estará disponível mais cedo. As PME podem ainda fazer os seus próprios objetos de merchandising e até imprimir produtos originais para venda.
Numa perspetiva vertical, há inúmeros setores que podem beneficiar da impressão 3D e, inclusivamente alterar alguns processos de negócio.
Por exemplo, as clínicas dentárias podem imprimir moldes poupando tempo e dinheiro e, quiçá, refletindo essa poupança no cliente. Através de resinas produzidas com materiais biocompatíveis não prejudiciais para a saúde os dentistas podem poupar tempo, materiais e dinheiro na impressão de próteses, guias cirúrgicas, moldes ou outras peças, para além de ser um trabalho efetuado em tempo real e acelerar todo o processo de tratamento do paciente. Esta técnica para além de vantagens para o consultório traz também benefícios para o cliente.
Também os joalheiros poderão imprimir protótipos de joias com elevada resolução com as resinas especificamente vocacionadas para trabalhos de grande detalhe, através tecnologia SLA. Só para dar mais um exemplo, chefs e chocolateiros podem potenciar a sua criatividade com impressoras 3D que dão forma a bolachas ou chocolates.
Em casa ou na escola, com uma impressora 3D pode criar modelos do Sistema Solar ou de Átomos, inventar jogos, imprimir miniaturas para completar a sua coleção ou objetos decorativos únicos para personalizar a sua sala. E, porque não, começar o seu próprio negócio a partir de casa utilizando a Impressora para dar forma aos seus protótipos e produtos?
Engenheiros, arquitetos, designers industriais, construtores, educadores e professores, chefs e chocolateiros, médicos, artistas plásticos são apenas algumas das profissões que podem beneficiar da possibilidade de imprimir em 3D. Ainda que tenham de recorrer por vezes a profissionais de impressão 3D pois algumas das técnicas requerem conhecimentos avançados de software e manuseamento de materiais. É uma técnica que compensa e traz os seus benefícios.
Na Emetrês temos à sua disposição uma gama variada de impressoras 3D, acessórios e consumíveis adequados ao seu negócio.
Rafael Mateus,
Responsável de Fabricação Aditiva na Emetrês
Siga-nos no Google News e não perca nenhuma notícia. Clique aqui e carregue em seguir.
Outros artigos interessantes: