A NASA perdeu o contacto com a sonda espacial Capstone, que estava a caminho da Lua. A nave deixou de comunicar com a Terra e os cientistas estão a tentar restabelecer o contacto.

O contacto com a sonda foi perdido logo após esta deixar a atmosfera terrestre, no dia 4 de junho. Os membros da Deep Space Network conseguem monitorizar a posição da nave, mas não conseguem comunicar com ela e assim dar ordem para a correção da trajetória que estava prevista.
A NASA adianta que a sonda tem combustível suficiente para se manter nesta fase durante vários dias, pelo que se conseguir restabelecer contacto conseguirá manter a missão como previsto.
A Capstone (Cislunar Autonomous Positioning System Technology Operations and Navigation Experiment) é mais um passo no projeto da NASA de voltar a colocar homens na Lua. A correr bem, a sonda tem pela frente uma viagem de 4 meses até se colocar numa orbita lunar elíptica, o que acontece pela primeira vez.
Este é um passo importante para o projeto Artemis, que visa estabelecer uma base na Lua, numa parceria entre a NASA e parceiros privados. A Capstone irá posicionar-se numa orbita elítica e testar a nova tecnologia que leva a bordo e que será depois usada pelas missões tripuladas.
A órbita elítica que é o alvo desta missão está no preciso ponto de equilíbrio entre as gravidades da Terra e da Lua, o que permitirá estabilidade para missões de longa duração com uma baixa utilização de combustível.
Será nesta órbita que será colocada no futuro a Getaway, uma estação espacial que servirá como porta de entrada (daí o nome) para todas as missões Artemis e que se prevê se mantenha operacional durante uma década.
Será desta Getaway que depois partirá o Human Landing Sistem, o módulo que aterrará na Lua e que fará a ligação entre a estação espacial e a base lunar.
Siga-nos no Google News e não perca nenhuma notícia. Clique aqui e carregue em seguir.
Outros artigos interessantes: