A S21sec, maior empresa de serviços de cibersegurança da Península Ibérica, partilha alguns conselhos práticos para que durante as férias de verão corra menos riscos de sofrer um ciberataque.
Alguns conselhos para férias de verão mais seguras
As férias de verão são sinónimo de descanso, de desligar, sair da rotina e descontrair, mas, enquanto aproveita o calor, o sol e a natureza, não relaxe a sua segurança no mundo online. O cibercrime não tira férias e está sempre à espreita.
Mesmo de férias, hoje já não conseguimos desligar totalmente do mundo digital, seja das redes sociais, seja da navegação para procurar trajetos mais rápidos para a praia, seja até dos QR Codes para ler menus de restaurante. Para evitar surpresas indesejáveis, proteja-se e aproveite as suas férias de verão com a máxima segurança, não esquecendo várias dicas importantes.
Quando em locais públicos, evite usar os seus equipamentos tecnológicos, como telemóvel, tablet e computador, e ligar-se a redes WiFi públicas, como as de restaurantes, cafés e hotéis, que geralmente apresentam níveis de segurança mais baixos. Em caso algum aceda ao seu homebanking através de uma dessas redes.
Proteja a sua identidade e as suas contas e evite expor-se em demasia nas redes sociais. Tenha atenção na salvaguarda das suas credenciais de acesso às suas contas de e-mail, redes sociais, etc. e não abra mensagens ou emails de fontes desconhecidas. Para identificar mensagens suspeitas, fique atento a possíveis erros ortográficos, à utilização de links nas mensagens e à presença de ficheiros estranhos como anexo. Leia com atenção e, na dúvida, não avance e elimine a mensagem ou email.
De acordo com a S21sec, os dados mais recentes mostram que houve um aumento de 350% na criação de domínios maliciosos que se fazem passar por marcas e organizações.
Proteja sempre os seus equipamentos com passwords ou pins, para garantir que, em caso de perda ou roubo, a sua informação pessoal e confidencial presente nesses equipamentos, por exemplo no seu telemóvel, não é facilmente acessível por terceiros. Fatores como roubo de credenciais, ataques de phishing ou má utilização da tecnologia contribuíram para que informação relevante tenha sido obtida por agentes maliciosos e utilizada para fins ilícitos.
Evite reservar viagens ou efetuar quaisquer outras compras online em sites pouco fidedignos, privilegiando sempre os fornecedores mais reconhecidos no mercado, e mantenha especial atenção aos métodos de pagamento. Por último, antes de partir, atualize todos os seus equipamentos e garanta que tem instalado o antivírus em todos eles.
A adoção destas boas práticas de cibersegurança poderá ajudar a mitigar o risco de ser alvo de ciberataques que lhe estraguem as tão merecidas férias. Desligue com a máxima segurança e aproveite as suas férias ao máximo!
Siga toda a atualidade tecnológica no TecheNet através do Google News. Todas as novidades em tempo real e sem atrasos!
Outros artigos interessantes: