A sonda Capstone voltou a dar notícias, depois dos problemas de comunicação que puseram em perigo toda a missão Artemis. A nave está agora a caminho da órbita lunar.
Como o TN noticiou, a Capstone deixou de transmitir para terra mal saiu da atmosfera. Os cientistas da NASA tentaram em vão durante vários dias contactar a nave que se vai posicionar numa órbita elítica lunar.
Foi a junção de dois problemas que – sabe agora a Agência Espacial norte-americana – levou à interrupção da comunicação.
Em primeiro lugar, os membros do controlo da missão repararam que a nave estava a enviar dados inconsistentes e enviaram um comando que estava mal formatado. O erro tornou o rádio inoperacional, mas o sistema deveria ter reiniciado automaticamente, o que não aconteceu, devido a um problema no software da sonda.
O sistema de controlo de voo automático da Capstone (Cislunar Autonomous Positioning System Technology Operations and Navigation Experiment) acabou por corrigir o erro e a nave voltou a entrar em contacto com a Terra, permitindo que o controlo de missão voltasse a orientar o voo.
Enquanto esteve sem comunicações, a Capstone manteve a antena voltada para a terra e os seus painéis solares continuaram a manter a sua bateria carregada.
A Capstone está agora a cerca de 500 quilómetros da Terra e deverá chegar ao destino a 13 de novembro. A sonda vai posicionar-se numa órbita elítica nunca antes tentada, e aí permanecerá seis meses. Com base nos dados recolhidos, os membros da missão Artemis poderão então começar a construir a estação espacial Gateaway, que funcionará como posto avançado para a construção da primeira base lunar.
Siga-nos no Google News e não perca nenhuma notícia. Clique aqui e carregue em seguir.
Outros artigos interessantes: