Podemos entender o Mapa da Jornada do Cliente como um guia que contém todos os passos percorridos por cada consumidor de uma empresa.
As ferramentas disponíveis no mercado para conhecer o cliente são muitas, e variam de foco, dificuldade e aprofundamento na hora de entender o consumidor.
A estratégia perfeita seria aquela que, além de simples de entender, consegue também abranger todos os dados pertinentes sobre o público, funcionando como uma espécie de guia para entender e influenciar os clientes.
A melhor notícia sobre isso é que essa estratégia realmente existe, e se chama Mapa da Jornada do Cliente.
Assim como seu nome sugere, ele irá mapear os consumidores e mostrar para sua empresa o local exato onde cada cliente se posiciona e o que deve fazer para conquistá-lo. E agora que já sabe um pouco sobre o tema, vamos nos aprofundar cada vez mais nele!
O que é um Mapa da Jornada do Cliente?
Podemos entender o Mapa da Jornada do Cliente como sendo um guia, uma espécie de mapa do tesouro, que contém todos os passos percorridos por cada um dos consumidores de uma empresa.
Seguindo uma sequência de etapas que abrange do pré ao pós venda, esse mapa indica não apenas as ações dos clientes em cada fase de consumo, mas mostra como atraí-los para que continuem nessa jornada e se tornem clientes fiéis ao fim dela.
O Mapa da Jornada do cliente é, ao todo, composto por 8 diferentes fases. São elas:
- Necessidade
- Descoberta
- Avaliação
- Compra
- Onboarding
- Primeiro Valor
- Valor Recorrente
- Expansão
Para cada uma das etapas, é indicado um tipo de reação da empresa, tendo em vista as ações do cliente. Para exemplificar, pense que na descoberta os consumidores estão em um momento de busca por informações sobre o produto ou serviço que desejam adquirir.
Logo, cabe à empresa fornecer tais dados através de uma boa estratégia de marketing de conteúdo e funil de vendas!
O que torna essa estratégia tão interessante e bem vinda, é que ela se adapta completamente às necessidades de cada marca.
O Mapa da Jornada do Cliente é estruturado com base na persona de cada empresa. Assim, se um negócio possui 4 personas, ele possuirá também 4 mapas. Com essa personalização em mente, é ainda mais fácil compreender o que os seus clientes precisam e oferecer a eles exatamente isso no momento mais apropriado e da maneira correta, de modo que a consequência seja uma maior conversão.
Como o Mapa da Jornada do Cliente ajuda minha empresa?
Para além das vantagens que já mostramos, o quesito em que o Mapa da Jornada do Cliente mais influencia é quando falamos em otimização de empresas.
Você já deve ter ouvido falar em melhorar a experiência de compra, customer success e usabilidade, certo? Caso não, todas essas são estratégias que visam aprimorar a experiência de compra para que o cliente se sinta mais satisfeito e de fidelizar a empresa.
A maneira mais fácil de conciliar e arrumar estes pontos e outros que ajudam a ter foco nos consumidores é com o mapeamento da jornada.
Ele, basicamente, irá indicar com precisão os aspectos da marca que precisam de melhoria, ganhando tempo e poupando os esforços do negócio para pontos que não fazem sentido para o seu público.
Como fazer um Mapa da Jornada do Cliente?
Fazer um mapa da jornada do cliente não é exatamente a coisa mais fácil do mundo. Ainda que seja uma estratégia simples e objetiva de ser posta em prática, ela pede por um detalhamento excessivo de informações do seu cliente para que possa ter precisão.
Para facilitar sua vida, indicamos que use um template de mapa ou até mesmo um software de criação de jornadas do cliente, assim não perderá tempo e terá todos os benefícios dessa ferramenta em mãos.
Conclusão
Ter um Mapa da Jornada do Cliente em sua empresa é ideal para que economize tempo e dinheiro e consiga mais conversões, mais rápido.
Podemos dizer que essa é a estratégia das estratégias, e por isso você não pode deixar ela passar!
Siga toda a atualidade tecnológica no TecheNet através do Google News. Todas as novidades em tempo real e sem atrasos!
Outros artigos interessantes: