Já todos estivemos em situações no trabalho onde tudo parece correr mal. Um relatório mal elaborado para um cliente ou uma reunião difícil são situações que não são fáceis de aceitar e nos deixam muitas vezes mal-humorados. Estes momentos, que muitas vezes nos arruínam o dia, nem sempre são evitáveis e por isso mesmo tendemos a conformar-nos com o seu resultado. No entanto, há outro tipo de chatices que tornam o dia mais difícil apesar de poderem ser prevenidas ainda mais facilmente, como é o caso de perdermos um ficheiro importante no computador.
Veja-se o Excel. Esta é uma ferramenta utilizada diariamente por milhões de empresas em todo o mundo, sendo uma referência de mercado. No entanto, apesar de todos os melhores esforços da Microsoft, o Excel ainda não é infalível, sendo que muitas vezes perdemos mesmo o nosso trabalho ao não guardar a versão do ficheiro mais atual, com falhas de energia, erros do software ou situações em que reiniciamos o sistema inadvertidamente sem primeiro salvar o nosso progresso nos trabalhos em aberto.
Assim, vamos de seguida abordar algumas formas de recuperar a versão mais recente possível de um ficheiro ou arquivo Excel recorrendo a algumas ferramentas bem fáceis de utilizar.
Como recuperar arquivo Excel não salvo
Recorrendo apenas ao próprio Excel, é possível encontrar a sua funcionalidade de recuperação de versões anteriores do ficheiro que pretendemos recuperar e, desse modo, optar por recuperar a versão pretendida. A Microsoft tem neste método uma forma muito interessante de salvar o trabalho dos utilizadores, ao criar versões temporárias às quais podemos ter acesso através do software.
Para acedermos às anteriores, basta aceder ao menu “Arquivo”, escolher a opção “Informações” e selecionar “Gerir o Livro”. Nesta opção podemos encontrar a funcionalidade “Recuperar Livros Não Guardados”, que como o nome indica, nos vai permitir recuperar o trabalho que não foi guardado até ao momento.
Com a ligação ao OneDrive o Excel pode ir ainda mais longe ao garantir um histórico de versões, sendo possível optar pela versão anteriormente guardada que melhor aprouver o utilizador. Não podemos esquecer também o painel de recuperação de documentos, que se abre com o próprio documento. Esta funcionalidade não só explica ao utilizador como recuperar o arquivo Excel pretendido, como o faz para os vários detetados pelo próprio sistema.
Apesar de até aqui termos aprendido como recuperar arquivo Excel que não tenha sido salvo, a verdade é que o problema pode ser bem maior se, em vez de não guardarmos o nosso ficheiro, o apagarmos sem ser essa a intenção. No entanto, há também soluções para esse problema.
Como recuperar arquivo Excel excluído, perdido ou apagado
Por vezes a situação pode ficar mais séria quando apagamos inadvertidamente um ficheiro Excel que ainda é importante e do qual precisamos. Após excluir um ficheiro do nosso sistema, a não ser que o mesmo tenha ido parar à aplicação “lixo”, as nossas opções passam por recorrer a um software que nos permita restaurar o próprio ficheiro.
Para tal, é necessário uma aplicação segura e de confiança como a ferramenta de recuperação do Excel do 4DDiG. Esta ferramenta permite a recuperação de dados perdidos nos nossos computadores pessoais, onde se incluem ficheiros .xls e .xlsx, ou seja, ficheiros gerados através do Excel. Este software está disponível para Windows ou Mac e, para além de recuperar ficheiros, é também capaz de corrigir erros em ficheiros corrompidos. Vamos assim perceber como recuperar arquivo Excel com o 4DDiG Excel Recovery.
O primeiro passo será descarregar a aplicação para o dispositivo e instalar, que poderá fazer através dos links mencionados anteriormente para cada sistema operativo. De seguida, abra o programa e escolha qual o local do armazenamento que deve ser inspecionado pela aplicação para encontrar os ficheiros perdidos.
Aqui, o trabalho fica extremamente fácil, já que o 4DDiG faz o seu scan ao armazenamento ou pastas selecionadas e dará ao utilizador uma lista de arquivos que podem ser recuperados. Quando encontramos o documento que pretendemos recuperar, basta fazer a sua seleção, escolher a opção “recuperar” e escolher um novo local onde guardar (preferivelmente, um diferente daquele onde foi perdido).
Com a facilidade de utilização, é difícil não recomendar o 4DDiG da Tenorshare, já que a forma intuitiva e fiável com que podemos fazer a recuperação de documentos é uma utilidade com que muitos profissionais poderão contar. Atualmente, o serviço pode ser adquirido através de licenças de um mês, um ano ou até uma licença vitalícia, com descontos que vão até aos 50% do preço para a versão vitalícia. Mas antes mesmo de adquirir uma licença, é possível fazer o teste grátis ao software oferecido pela Tenorshare.
Siga toda a atualidade tecnológica no TecheNet através do Google News. Todas as novidades em tempo real e sem atrasos!
Outros artigos interessantes: