A história volta a repetir-se. Apesar de ainda estarmos a aguardar uma disponibilidade global das redes 5G, já começámos a ouvir falar da próxima geração há algum tempo. Agora, durante a World Economic Forum, o CEO da Nokia — Pekka Lundmark — afirmou que as redes móveis 6G estarão disponíveis comercialmente já em 2030.
Esta estimativa bate certo com as promessas feitas também pela Huawei. No entanto, o CEO da Nokia realça o facto de não acreditar que smartphones serão os dispositivos que maior proveito irão tirar da próxima geração de redes móveis.
Várias gigantes tecnológicas começaram já a investir largos milhões de euros na investigação e desenvolvimento das redes 6G, tal como a Qualcomm, Apple, Google, Huawei e LG. Não se sabe ainda quais serão as reais capacidades (e velocidades) das redes 6G, mas para já isso pouco importa ao utilizador comum.
Especialmente numa altura em que existem ainda “cantos no mundo” que ainda nem acesso a redes 4G têm… 6G é ainda um sonho muito longínquo.
Certamente que continuaremos a receber novidades sobre o desenvolvimento da próxima geração de redes móveis, incluindo as velocidades que permitirão alcançar e quais os dispositivos que maior proveito irão tirar.
Segue toda a atualidade tecnológica no TecheNet através do Google News. Todas as novidades em tempo real e sem atrasos!
Outros artigos interessantes:
Comentários