Captar clientes é uma meta que toda empresa tem. A conta é fácil de ser fechada, quanto mais consumidores, mais vendas e por consequência mais lucro para a empresa.
Entretanto, falar sobre tudo isso é fácil, mas realmente conseguir atrair e converter tais clientes é uma outra história.
Para ajudar as marcas a conquistarem mais público, surgiram inúmeras estratégias de marketing que focam nessa atração e captação. Entre elas está o Funil de Vendas.
Ajudando não apenas a conquistar mais clientes como a melhorar a experiência do consumidor, venha conhecer essa que é a ferramenta ideal para que você escale os resultados de sua empresa!
Boa leitura!
O que é um funil de vendas?
Podemos entender o Funil de Vendas como uma ferramenta de captação de clientes que os segmenta em 3 diferentes etapas, de modo a atraí-los de acordo com suas necessidades em diferentes momentos de compra.
Dividido entre Topo, Meio e Fundo de Funil, essa estratégia vai focar em entender as necessidades de cada cliente em cada momento, e oferecer soluções que o guiem até a compra. Como resultado, os consumidores vão passando pelos diferentes níveis até que sejam convertidos no final.
Para que fique tudo bem compreendido, vamos passar por cada um dos níveis do funil de vendas. Mas antes, vale ressaltar que essa estratégia é complementar a outras ferramentas do Marketing Digital.
Normalmente atrelada ao marketing de conteúdo, o funil de vendas e ele se complementam perfeitamente para criar a combinação ideal para converter clientes.
Topo do Funil
Também conhecido como ToFu, o topo de funil vai se dedicar a apresentar conteúdos mais amplos, e até mesmo genéricos, com a intenção de trazer uma grande quantidade de pessoas para dentro desse filtro.
Essa é uma fase de descobertas na qual os clientes estão aprendendo sobre um assunto ou produto para que possam consumi-lo futuramente, e por isso esse ainda não é o momento da venda.
O segredo para criar um bom topo de funil é desenvolver conteúdos informativos do tipo “o que é?”, pois eles vão conseguir atrair uma gama muito grande de potenciais clientes.
Meio do Funil
O meio do funil, ou MoFu, vai ser responsável por começar a preparar os leads.
Se no nível anterior a ideia era atrair o máximo de pessoas possível, agora devemos selecionar quais delas serão nossos clientes, para que possamos investir com mais assertividade.
Os conteúdos do MoFu prezam por informar e estabelecer uma confiança entre o cliente e a empresa, mas sem entrar diretamente em nenhum assunto de compra e venda.
Fundo do Funil
Por fim, chegamos ao fundo do funil, conhecido ainda como BoFu. Aqui já conseguimos filtrar tão bem o público nos níveis anteriores que chegamos até os clientes qualificados, ou seja, aqueles que realmente querem comprar o produto.
Por esse motivo, finalmente é hora de oferecer o que sua empresa tem a vender.
Os conteúdos desse nível podem conter indicações de compra e deve ser repleto de CTAs (Call To Action) que incentivem os clientes a consumirem.
O Funil de vendas e a Jornada do Cliente
Para entender como esse funil de vendas realmente nos ajuda no nosso dia a dia como empresa, precisamos adentrar um pouco o conceito de jornada do cliente.
Também conhecida como customer journey, ela nada mais é do que um mapa visual que mostra como os clientes compram e quais suas ações recorrentes em cada uma das etapas que a constrói.
Ao Desenvolver uma jornada, sua empresa é capaz de compreender o consumidor e se preparar para convertê-lo de forma mais simples.
Os estágios iniciais do customer journey se concentram na descoberta e avaliação das necessidades dos clientes, e é aqui que o seu funil de vendas entra para atraí-los para a conversão.
Ao alinhar essas duas estratégias, o sucesso de sua empresa é garantido!
Conclusão
Ter um funil de vendas bem estruturado é essencial para criar uma empresa uniforme e converter mais clientes, os alcançando nos momentos mais propícios para tais conversões.
Agora que já sabe tudo o que precisa sobre essa estratégia, é hora de arregaçar as mangas e implementar o funil em sua marca!
Siga toda a atualidade tecnológica no TecheNet através do Google News. Todas as novidades em tempo real e sem atrasos!
Outros artigos interessantes: