O rover Preseverance da NASA continua a realizar missões importantíssimas em Marte, mas uma dos seus mais recentes feitos aconteceu durante um dos seus “dias de folga”. Marte tem uma lua muito pequena chamada Phobos, que proporcionou momentos incríveis aquando da sua passagem em frente do sol.
No dia 2 de abril, o Preseverance gravou muito provavelmente o melhor vídeo de toda a sua missão, o eclipse do sol em Marte.
“Estas observações vão ajudar os cientistas a entender melhor a órbita da lua e como a sua força gravitacional influência a superfície do planeta, acabando por esculpir a crosta marciana.”
Jet Propulsion Laboratory (JPL) da NASA
Esta não foi a primeira vez que um rover da NASA gravou um eclipse solar, mas graças à câmara Mastcam-Z presente no Preseverance este foi o vídeo com a qualidade mais elevada. A lua Phobos, cerca de 157 vezes menor que a lua da Terra, é um de dois satélites naturais de Marte. O segundo, Deimos, é ainda mais pequeno.
Segundo vários cientistas, estas duas luas podem ter a sua origem explicada como sendo dois asteroides que foram eventualmente “capturados” pela gravidade de Marte.
Segue toda a atualidade tecnológica no TecheNet através do Google News. Todas as novidades em tempo real e sem atrasos!
Outros artigos interessantes: