O seu contrato é antigo, existem falhas na prestação de serviços ou a concorrência oferece agora melhores condições ? Negociar com as operadoras de telecomunicações pode ser difícil, mas é possível. Deixamos-lhe dicas para negociar com a operadora de telecomunicações.
Num mercado que está em constante mudança, não é de estranhar que os benefícios oferecidos por uma empresa caiam em desuso e sejam rapidamente superados por novas propostas, e as operadoras sabem disso! É por esse motivo que muitas vezes ligam aos seus clientes a oferecer novos descontos ou serviços adicionais, com o objetivo de os manter interessados e de prolongarem o seu período de fidelização.
Mas este é um “jogo” que pode funcionar para ambas as partes! Para isso, basta saber qual a forma mais adequada de negociar as condições do seu pacote e apresentar alguma alternativa semelhante a estas à sua operadora:
É possível negociar com a operadora de telecomunicações
Suponha que o pacote que tem contratado inclui um serviço que não lhe interessa propriamente, mas que a sua operadora de telecomunicações tem ofertas de canais exclusivos aos quais gostaria de ter acesso. Experimente propor-lhe esta troca! É certo que poderá encontrar resistência ao princípio, mas desde que os serviços sejam equiparáveis, tem espaço de manobra para conseguir um bom acordo.
Renegocie as características do seu pacote perto do final do período de fidelização
Na hipótese de estar a chegar ao final do período de fidelização e considerar que os preços e as condições do seu pacote de telecomunicações são obsoletos face às novas oportunidades do mercado, volte a renegociar o seu contrato. Nesta altura, a sua operadora de telecomunicações tem uma maior preocupação em captar o seu interesse e por isso, esta é a oportunidade perfeita para lhe expor as suas necessidades.
Realce o seu tempo de permanência na sua operadora atual
Por último, um cliente antigo tende a ter direito a um tratamento mais cuidado, certo? Pois bem, se o seu tempo de permanência numa determinada operadora de telecomunicações, já for longo, sirva-se desta vantagem para conseguir baixar o valor da mensalidade ou para ter acesso a mais benefícios. Pelo menos, tentar não custa!
Um setor com muitas reclamações
Falhas nos serviços, contratos que não cumprem o prometido e problemas com a faturação. Estas foram algumas das queixas dos portugueses feitas à DECO Proteste no ano passado e que, pela sua excessiva frequência, motivaram a que o setor das telecomunicações conquistasse o 1º lugar no ranking de reclamações da plataforma.
Este cenário não diverge muito dos anos anteriores, sendo que o número de denúncias tem vindo progressivamente a aumentar, demonstrando desta forma, o nível geral de insatisfação dos clientes com as empresas deste setor.
Se porventura, também faz parte desta estatística e tem vindo a pensar seriamente em mudar de operadora, a Selectra – especialista na comparação de tarifas- elaborou um guia onde lhe indica a que sinais deve estar atento,.
Motivos pelos quais deve mudar de operadora de telecomunicações
Existem vários motivos que podem estar associados a uma falha nos serviços de telecomunicações e por isso, se por acaso, a sua conexão à internet se apresentar fraca num determinado momento, não é motivo para alarme. No entanto, se este tipo de situação for recorrente e já tiver tentado de tudo com a sua operadora para resolver o problema, talvez esteja na hora de optar por outro serviço.
Prometeram-lhe uma velocidade de internet que não parece corresponder à realidade? Faça um teste rápido e tire as suas dúvidas a limpo! Se de facto, os valores não corresponderem aos que estão descritos no seu contrato, contacte a sua operadora e demonstre a sua insatisfação. Caso esta não se mostre disposta a ajudá-lo, o melhor será mesmo procurar outra operadora que tenha as suas necessidades em conta.
Tenha em atenção se o preço da mensalidade que lhe está a ser cobrado, tem um custo diferente todos os meses. Por vezes, pode dar-se o caso de ter excedido o plafond de internet, e isso ter aumentado o valor da sua fatura. Mas, para além de estar situação ter de ser comunicada previamente ao consumidor, é normalmente um caso excecional. Logo, se as contas nunca tendem a bater certo, o melhor é manter-se alerta.
Não há nada mais aborrecido do que sentir que as suas preocupações não estão a ser tidas em consideração. Por isso, não é de espantar que uma má experiência de atendimento ao cliente possa resultar no cancelamento de um contrato. E verdade seja dita, se constatar que a sua operadora tem dificuldades em oferecer-lhe suporte técnico, o melhor será reconsiderar se de facto as condições do contrato compensam o incómodo causado.
Guia para mudar de serviço rapidamente
Verificar se o seu período de fidelização ainda está a decorrer é a primeira coisa que deve fazer antes de iniciar qualquer tipo de troca de serviço, isto porque a sua maioria tende a incluir 24 meses obrigatórios de permanência. Se já tiver ultrapassado esta data, pode mudar de operadora de telecomunicações quando quiser, no entanto se ainda se encontrar dentro deste limite, terá de continuar a cumprir esse contrato, salvo raras exceções :
Se tiver contratado um serviço por telefone ou online há menos de 14 dias, sendo que até esse limite, pode cancelar a sua adesão sem qualquer tipo de custo; Em caso de situação de desemprego, alteração de residência, emigração ou falecimento do titular; A operadora não respeitou ou alterou os termos do contrato sem o aviso prévio de 30 dias.
Nestes casos, o que tem de fazer é enviar uma carta registada com o seu número de cliente e de contribuinte, detalhando os motivos pelos quais quer rescindir do contrato e os documentos que comprovem a sua situação. Por exemplo, em caso de desemprego, o comprovativo de inscrição no centro de emprego e no de emigração, a cópia do novo contrato de trabalho.
Depois de ter confirmado esta situação, o segundo passo é comparar as ofertas atuais do mercado e perceber qual a mais indicada para si. Pode realizar este processo de forma independente ou contar com ajuda de plataformas que lhe auxiliam nesta tarefa, mas em qualquer um dos casos deve refletir seriamente sobre quais os serviços (TV, Net ou Voz) de que realmente necessita e qual o serviço de internet que garante melhor cobertura na sua morada (satélite, ADSL ou fibra).
Posto isto, chega finalmente o momento de contratar a nova operadora! O processo em si é bastante rápido, podendo realizá-lo por telefone ou numa loja física, não se esquecendo contudo de cancelar o contrato que tinha com a empresa anterior. No entanto, se pretender ficar com o mesmo número de telefone deverá ter de pedir a sua portabilidade. Esta, por sua vez, deve ser pedida junto da nova companhia e assim que o processo se encontre finalizado, o novo cartão SIM será-lhe enviado para casa.
Siga toda a atualidade tecnológica no TecheNet através do Google News. Todas as novidades em tempo real e sem atrasos!
Outros artigos interessantes: