Enquanto alguns veem o copo meio vazio, outros enxergam ele mais cheio. Uma nova visão de mundo chega ao marketing. As soluções inovadoras das startups e de novos modelos de negócios impulsionam também a forma de alcançar o público. As oportunidades estão em todos os lugares, mas é preciso visualizá-las.
Uma anedota conta sobre dois vendedores de sapatos que foram à Índia estudar a expansão dos negócios. Um voltou com a notícia de que não haveria a possibilidade de encontrar um mercado por lá já que ninguém usava sapatos. O outro, por sua vez, chegou animado com a oportunidade de alcançar novas frentes pelo mesmo motivo: ninguém usa sapatos ainda.
O que o cliente deseja, mas ainda não sabe, é a chave do marketing
Assim, o ponto de vista pode mudar a forma com que lidamos com as informações. Soluções inimaginadas podem parecer algo impossível de se vender. No entanto, as pessoas estão abertas a novas possibilidades de produtos e serviços que facilitem suas vidas. Muitos não têm a capacidade de imaginar do que necessitam. As empresas precisam demonstrar que tal produto ou serviço se faz necessário sem que elas antes soubessem.
Ninguém pensava que um quarto sobrando em casa se tornaria tão popular para o aluguel de acomodação temporária para turistas. As caronas pagas também estavam fora de cogitação para além do tradicional modelo de táxis. Hoje em dia, a economia compartilhada ganha cada vez mais adeptos.
Inovação aliada do marketing criativo
No marketing também é o caso. Não adianta utilizar ferramentas antigas para obter resultados. A inteligência criativa no marketing se faz necessária para alcançar o público. As tecnologias mudam e a forma de se conectar também. As redes sociais, por exemplo, ganharam espaço e anúncios que antes aconteciam em meios de comunicação tradicionais chegaram ao universo virtual.
Os meios de se conectar não param por aí. A realidade virtual ou aumentada, por exemplo, ocupa novos espaços. E o Metaverso já surge como uma outra possibilidade para os tempos que virão. A adaptação do marketing às tecnologias é de extrema importância.
É preciso de um tanto de criatividade para desenvolver campanhas que não somente usem as ferramentas do momento, mas lancem novas formas de conexão com a marca. O objetivo principal é criar uma conexão emocional entre os consumidores e as marcas. E conquistar o público é uma tarefa que envolve diversos aspectos.
Criatividade guiada por dados
A Inteligência Artificial (AI) está também a favor do plano de marketing. Há uma enorme capacidade nos dias de hoje de angariar um número massivo de dados que podem guiar o marketing da marca. Os dados precisam ser processados também de maneira inteligente para que possam ser usados da melhor maneira possível no futuro.
Novos softwares surgem e ajudam nessa captura e processamento de dados. No entanto, é necessário que os humanos observem as tendências para elaborar campanhas que conversem com esses números. A parceria de máquinas e humanos pode levar o marketing a outro patamar. A inteligência artificial ainda não é capaz de trabalhar sozinha.
Até mesmo a pandemia do coronavírus influenciou como as pessoas adquirem seus produtos e serviços. O mercado online se tornou popular para muitos que não estavam acostumados a fazer suas compras de maneira virtual. Porém, com o isolamento social, foi necessário que muitas pessoas aprendessem a interagir desse modo.
Quando as compras chegam em casa com grande velocidade, isso muda a forma das pessoas comprarem. Percebem que estão economizando todo o tempo de transporte até o mercado e período de compras, além de carregar um grande peso, fazendo com que estejam mais propensas a utilizar essa forma de compra futura. A forma como as pessoas consomem está mudando e o marketing precisa antever padrões.
O marketing também precisa acompanhar essas mudanças de comportamento e ainda fazer com que os clientes alterem seu jeito de comprar. Para tanto, é preciso que as campanhas levem em conta não somente o público, mas seu orçamento e criatividade.
O dinheiro para a campanha precisa ser bem direcionado e com o uso da criatividade para aproveitar o máximo do orçamento disponível. Para tanto, é fundamental pensar diferente, testar novas formas de se relacionar com o público, entender o que funciona mais e o que funciona menos, para montar uma campanha efetiva. O dinheiro não necessariamente se transforma em uma campanha bem sucedida, é preciso de cabeças pensantes para que se alcance as metas.
Os objetivos precisam ser levados em conta. Há propagandas que podem ser memoráveis e permanecer na mente do público como chiclete e fortalecer a marca. No entanto, elas podem não aumentar a venda do produto em questão naquele momento. As campanhas de marketing precisam considerar diversos aspectos para atingir sua intenção.
São diversos fatores que precisam ser considerados e analisados para que a criatividade possa operar em cima de dados concretos. Com base em informações de todo o mercado, empresa e concorrentes, pode-se criar planos de ação que consigam alcançar o público alvo de forma efetiva.
Siga toda a atualidade tecnológica no TecheNet através do Google News. Todas as novidades em tempo real e sem atrasos!
Outros artigos interessantes: