Com a ampla concorrência que a internet traz, o foco no cliente é algo que precisamos sempre buscar. Isso pelo motivo de que quanto mais empresas disputam o mesmo consumidor, melhor deve ser a experiência de compra dele para que escolha qual vai consumir.
Não é difícil entender isso, afinal todos nós somos consumidores. Ainda que estejamos do outro lado dessa moeda e pensemos como empresas, manter essa perspectiva do público é muito bem vinda para tratar desse foco.
Entretanto, o que parece simples acaba ganhando alguns enfeites pelo marketing, e se transformando no que conhecemos como Customer Centric.
No mais, não há diferença alguma entre o nome técnico e o foco nos consumidores. Para desmistificar toda essa estratégia de gestão e te mostrar as maravilhas que ela pode fazer pela sua empresa, continue lendo!
O que é Customer Centric?
Podemos entender o Customer Centric como uma estratégia de gestão que se foca em concentrar todos os seus esforços nos consumidores da empresa.
Diferente do que o marketing tradicional pregava, de ter como primeiro foco os produtos e então os clientes. Agora essa dinâmica se inverte de modo que construímos produtos e serviços que atendam as necessidades desse público.
A grande vantagem de ser customer centric é que essa estratégia permite que você desenvolva campanhas e serviços que realmente serão úteis para os seus clientes. Isso poupa gastos e esforços, além de garantir um público-alvo bem definido.
Traduzido muitas vezes como Foco no Cliente, esse termo deixa claro o que devemos fazer, e para isso ele se alia a outras técnicas e estratégias desse mundo do marketing digital.
O primeiro passo para sua implementação é realmente conhecer seus consumidores. Afinal, como vai entregar o que eles precisam se não souber o que é?
Para tal, ferramentas como a Persona e estudos do Comportamento do Consumidor são essenciais. Do mesmo modo, precisamos saber o que esses clientes desejam e como desejam receber seus produtos e serviços. Nada mais simples do que mapear a Jornada do Cliente para isso.
Esses são apenas alguns exemplos do que podemos conectar ao customer centric. Na prática, todas as estratégias que se voltam a entregar o que o público quer na melhor hora possível para isso se conectam a esse foco no cliente.
E agora que já sabemos o básico do assunto, é hora de ver as maravilhas que ele pode fazer pela sua empresa!
Por que ser Customer Centric é importante?
Já citamos algumas das vantagens que o Customer Centric tem a te oferecer. Mas na prática, porque essa estratégia de gestão é tão importante?
Para respondermos isso devemos primeiro entender um pouco melhor o comportamento do consumidor moderno.
Com o desenvolvimento tecnológico e a popularização dos smartphones, nunca foi tão fácil comprar. Estando apenas alguns cliques de distância, os consumidores ganharam mais autonomia e poder de escolha quando o assunto são suas compras.
Desse modo, a competição para atraí-los e convertê-los também aumentou. E entre os novos pré-requisitos que são usados para selecionar a melhor entre as opções, está o customer centric.
Nem sempre os clientes fazem isso intencionalmente, mas acaba sempre escolhendo a empresa que mais cuida de seus interesses. Assim, a chave para sair à frente da concorrência é ter esse foco bem estabelecido e desenvolvido no seu negócio. E a única forma de fazer isso é conhecendo os seus clientes!
Conclusão
O Customer Centric é uma estratégia mais do que bem vinda para quem quer atrair e fidelizar clientes.
Pense nele como sendo a porta de entrada perfeita para os seus consumidores, que ao se sentirem valorizados, se tornam também evangelizadores da sua marca.
Não perca essa oportunidade de garantir a adesão do seu público e seja customer centric hoje mesmo!
Siga toda a atualidade tecnológica no TecheNet através do Google News. Todas as novidades em tempo real e sem atrasos!
Outros artigos interessantes: