Com o avanço tecnológico ao redor do mundo, hoje em dia, é possível abrir portas através de uma fechadura digital, ou fechaduras eletrônicas, como também são conhecidas. Mas, ao pensar em adquirir este produto para a residência, o consumidor se questiona sobre a segurança em ter uma fechadura digital em seu lar. E a resposta para esta pergunta é de que é seguro, sim, além do mais, existem vários modelos no mercado, para todos os gostos e valores, como, por exemplo, fechaduras com senhas, biometria, cartão de acesso e até mesmo aplicativos que ativam a abertura da porta.
Quais são as vantagens de uma fechadura digital?
São inúmeras as vantagens em obter uma fechadura digital para o lar, começando pela praticidade. Ao instalar o produto na residência, já não é mais necessário distribuir cópias de chaves para todos os moradores. Com uma simples senha, já é possível permitir o acesso de pessoas autorizadas a entrar em casa, sendo que a senha pode ser alterada a qualquer momento, para evitar qualquer tipo de transtorno.
Neste caso, também pode ter um chaveiro, que é ativado por aproximação, através de um código chamado RFID. A fechadura digital traz segurança aos moradores também por, em sua maioria, ter alarme em caso de arrombamento, acionando sinais em caso de atingir o nível máximo de tentativas para abrir a porta.
Rapidez e eficácia
O conforto é um dos pontos que as pessoas mais gostam quando adquirem o produto; afinal, é muito prático abrir a porta sem precisar procurar chaves em um dia corrido, até mesmo quando se esquece a chave e acaba ficando trancado para o lado de fora da casa, esperando o chaveiro ou o próximo morador chegar na residência para ajudar. Além do conforto de que algumas opções no mercado trancam automaticamente após serem fechadas, ou seja, não necessita da preocupação de se questionar se esqueceu a porta aberta ao sair de casa. Além do design e da tecnologia que o acessório traz ao lar, principalmente para as pessoas que são apaixonadas por essas características.
O acessório traz um ar de requinte, inovação e sofisticação ao lar. Para ter uma casa inteligente e tecnológica, é necessário também a instalação de câmera de segurança, garantindo assim uma maior segurança para os moradores.
O que levar em consideração na hora da compra?
Atualmente, o mercado oferece diversos modelos para todos os gostos e valores. Portanto, observe qual se encaixa melhor na sua necessidade e preferência. Para escolher uma fechadura digital, leve em consideração o modo de instalação, pois ele pode ser de dois modos: embutir ou sobreposição. As opções variam de acordo com a porta; caso ela seja de madeira, de aço, ou de metal, recomenda-se que a fechadura seja de embutir, porque desta forma o batente fica na parte interna, acionando o fechamento. Já a opção de sobreposição é recomendada para portas que sejam de vidro; afinal, não necessitam de perfuração.
O acionamento da abertura de uma fechadura digital pode ser feito por senhas, cartão de aproximação ou inserção, biometria e até mesmo aplicativos. A preferência varia de consumidor, dependendo das suas necessidades, preferências e gostos pessoais. Porém o que se deve levar em consideração ao adquirir é a segurança da fechadura digital. Outro fator que deve ser levado em consideração pelos apaixonados por tecnologia e requinte é a estética da fechadura, sendo que ela pode ser em duas opções: com maçaneta ou sem maçaneta. Esta decisão depende do consumidor, pois a segurança é a mesma, tendo a opção que pode ser mais sofisticada ou não.
Outros pontos extras que podem ser levados em consideração quando for escolher a melhor fechadura digital para a residência é verificar se é possível o gerenciamento de acessos dos moradores, se existe o fechamento automático da fechadura e o acionamento do alarme.
Siga toda a atualidade tecnológica no TecheNet através do Google News. Todas as novidades em tempo real e sem atrasos!
Outros artigos interessantes: