A Federação Russa bloqueia desde ontem o acesso ao Facebook e ao Twitter. A decisão foi tomada pelo regulador de Moscovo, depois de a rede social de Zuckerberg ter limitado o acesso a contas russas de propaganda.
A Meta, empresa que detém o Facebook, já reagiu à decisão das autoridades russas. Nick Clegg, vice-presidente de assuntos globais da Meta afirmou que “milhões de russos comuns em breve serão privados de informações confiáveis… e silenciados de falar”.
Aceder às redes sociais na Rússia, agora só com recurso a um VPN, que mascara o IP do dispositivo, colocando-o noutro país. Esta é uma ferramenta muito utilizada em territórios onde as liberdades estão restringidas.
De acordo com a agência de notícias oficial russa, TASS, também o acesso ao Twitter foi bloqueado pelas autoridades de Moscovo. Uma informação confirmada pelo Techenet no portal Globalcheck, que mede o grau de acesso e problemas de funcionamento de websites na Rússia.
Existem ainda notícias de ter sido bloqueado o acesso ao Youtube, mas o mesmo portal continua a mostrar que os russos continuam a ter acesso.
Siga toda a atualidade tecnológica no TecheNet através do Google News. Todas as novidades em tempo real e sem atrasos!
Outros artigos interessantes: