O investimento em criptomoedas vem sendo um dos tópicos mais debatidos no mundo dos negócios nos últimos anos. Muitas pessoas apontam o potencial de rentabilidade de criptomoedas como o Bitcoin e o Ethereum, além de outras moedas conectadas pela tecnologia blockchain. Muitas pessoas se perguntam: como é possível investir nas criptomoedas? De que maneira posso entrar neste mercado? Como funciona a tecnologia por trás destes ativos?
Na busca por auxiliá-lo nestas perguntas, reunimos algumas das principais dicas para ficar atento caso queira começar a investir em criptomoedas.
O que são criptomoedas?
Uma criptomoeda, em teoria, funciona como qualquer outra moeda tradicional – emitida por Bancos Centrais mundo afora. Trata-se de um tipo de dinheiro, mas inserido num ambiente 100% digital, como transações que levam uma tecnologia avançada de criptografia, garantindo a segurança de cada troca, além do anonimato dos indivíduos envolvidos nestas transações. A criptomoeda mais conhecida e utilizada até o momento é o Bitcoin. Criada no final da década de 2000, a moeda ganhou muito valor ao longo dos últimos anos, atingindo mais de US $60 mil por unidade.
Quais as vantagens de se investir nas criptomoedas?
A tecnologia blockchain, empregada nas transações que envolvem criptomoedas, garante aos investidores algumas vantagens, como o fato de não existir uma instituição centralizadora que regule o uso destas moedas, como funciona na maioria dos países. Estar desconectado dos investimentos tradicionais regulamentados também é vantagem, pois isso protege as criptomoedas de eventuais crises globais que afetem os mercados financeiros.
O fato de as criptomoedas estarem em um período de ascendência também é uma vantagem importante. Existem muitos investimentos sólidos e com potenciais significativos de ganhos, mas é preciso pesquisar e conhecer os riscos de cada aplicação.
Arriscar-se é parte do jogo
Como qualquer investimento, é preciso estar ciente de que as criptomoedas possuem riscos, sendo o maior deles a instabilidade do preço. Pelo número de investidores que surgiram nos últimos anos, o valor de moedas como o Bitcoin passou a flutuar. É preciso estar ciente de que não há uma regulamentação ou qualquer tipo de leis estatais que protejam a volatilidade das moedas, então uma análise profunda deve ser feita antes de arriscar-se. Mas lembre-se: correr riscos é parte do jogo, assim como em qualquer outro tipo de investimento.
Busque o auxílio de experts
A aplicação em criptomoedas depende da compreensão de que estes investimentos são desregulamentados e possuem riscos. Como façzer para diminuir estes riscos? Uma das medidas mais simples e garantidas é buscar o auxílio de empresas que entendem o funcionamento das criptomoedas e fornecem cursos, artigos, até mesmo o intermédio com corretoras, como é o caso do o site Bitcoin Prime, que possui uma plataforma voltada ao direcionamento de investidores individuais às corretoras especializadas em criptomoedas.
Lembre-se: informação é a chave para o sucesso de qualquer investimento, e com as criptomoedas não é diferente. Conectar-se à pessoas dispostas a auxiliá-lo em suas aplicações é um passo muito importante para progredir neste mercado.
Compre em baixa e venda na alta
Esta dica pode parecer meio boba olhando à primeira vista. Afinal, é um pouco óbvio que o objetivo de quase todos os investimentos é a maximização de lucros, portanto comprar em baixa e vender na alta é o mínimo. Mas na prática nem sempre é assim que funciona. A grande maioria das pessoas costuma ter muita ansiedade quando investe seu dinheiro em algo, comprando algo em alta pelo medo de perder o trem e ficar de fora, ou vendendo algo em baixa pelo medo de perder mais dinheiro do que deveria.
Para prevenir este tipo de situação é importante que você saiba aonde está pisando. Estipular limites para compra e venda de suas moedas é um passo importante, por exemplo.
Invista a longo prazo
Um investimento de curto prazo, parecido com o que fazem os daytraders, que trocam ações e ativos praticamente minuto a minuto diariamente, lucrando no montante destas inúmeras trocas, exige estudo e dedicação constante. Como um investidor iniciante, o ideal seria você estipular um prazo mínimo para a duração de suas aplicações, dada a variação constante no preço das criptomoedas. É preciso, antes de tudo, paciência.
Siga toda a atualidade tecnológica no TecheNet através do Google News. Todas as novidades em tempo real e sem atrasos!
Outros artigos interessantes: