Se te perguntarem se você conhece bem a sua empresa, as chances de você afirmar que sim são enormes. Mas e se eu te perguntasse se você conhece seu mercado?
Essa é uma questão um pouco mais delicada e complicada de ser respondida, afinal o mercado é amplo e conta com muitas variáveis. Entretanto, o ponto é que se você não conhece o mercado, é impossível conhecer sua empresa!
Uma coisa está totalmente atrelada a outra, e para que você possa fazer elas coexistem de maneira harmônica a fim de te ajudar a desenvolver seu negócio, apenas conhecendo os Benchmarkings.
Aqui vamos te ajudar a entender um pouco mais a fundo o que seriam esses marcadores de mercado e como eles influenciam as questões internas da sua empresa, mas para te convencer de vez a continuar lendo, adianto que eles são a fórmula áurea do marketing.
Boa leitura!
O que são Benchmarkings?
Podemos definir os benchmarkings como sendo índices de comparação usados para medir o desempenho de uma empresa em relação ao seu mercado. Dessa maneira, eles se estruturam a partir da comparação de dados do seu negócio com seus concorrentes para que saiba se está atingindo uma média eficiente para o seu setor.
É exatamente por esse motivo que os benchmarkings são tão bem vindos nas estratégias de marketing.
A grande vantagem de se trabalhar com essa ferramenta é que ela fornece não apenas dados sólidos e recentes do seu mercado, como ajuda a estipular metas e objetivos muito mais claros para o seu negócio. Assim, se para sua estratégia de envio de newsletter você descobre que o benchmarking do seu mercado é de 15% de cliques por news, atingir esse valor é o mínimo que deve esperar da sua empresa.
O que deixa as coisas um pouquinho mais complicadas é que nem sempre seremos capazes de chegar de forma simples até os dados que constroem os benchmarkings.
Muitos deles estão disponíveis pela internet e podem ser encontrados em alguns cliques. Porém, quando você precisa de dados muito específicos, o único jeito é arregaçar as mangas e ir atrás deles .
E antes de entrarmos em como você pode conseguir colher esses benchmarkings, precisamos deixar bem claro que eles são muito diferentes dos KPIs.
Indo direto ao ponto, enquanto os KPIs são ferramentas de monitoramento que vão te ajudar a entender o andamento dos seus objetivos, os benchmarks são pontos de referência. Assim, pense que os seus KPIs, para que sejam bons para o seu negócio, devem ultrapassar os valores dos benchmarkings!
Como encontrar seus Benchmarkings?
Para descobrir quais são os benchmarkings do seu nicho não há segredo, basta analisar dados.
Por mais rasa que essa ideia possa parecer, ela é a mais eficiente, ainda que não seja a mais simples de ser feita.
Para começar, encontre quem são seus concorrentes e tenha eles bem definidos, pois saber quem você vai analisar é importante para obter benchmarkings confiáveis. E uma vez com essas definições em mãos, é hora de coletar dados.
Muitas informações da concorrência estão disponíveis na internet e podem ser facilmente encontradas, mas caso essa não seja a melhor opção para você, uma prática comum é a troca de informações para a construção desses marcadores. Ou seja, entrar em contato com os concorrentes e trocar dados para que ambos se beneficiem.
A partir de tais análises, basta chegar a um média para que se tenha uma métrica de comparação para o setor que você precisa.
Conclusão
Encontrar os melhores benchmarkings do mercado é a maneira mais rápida, fácil e útil de conseguir desenvolver e crescer sua empresa.
Agora que já sabe o que são e como implementá-los, busque pelos benchmarkings que podem te ajudar a ser o destaque no seu ramo!
Siga toda a atualidade tecnológica no TecheNet através do Google News. Todas as novidades em tempo real e sem atrasos!
Outros artigos interessantes: