Quando comparada com a loja de aplicações para Android, a App Store da Apple é sempre colocada num patamar muito superior, tendo em prática medidas de segurança extremamente avançadas para proteger os seus utilizadores.
No entanto, novas informações reveladas pela empresa de segurança Sophos apontam para uma campanha de crime organizado apelidada de CryptoRom. Esta campanha tira proveito das vulnerabilidades da plataforma de testes da Apple — TestFlight — para distribuir aplicações falsas sobre criptomoedas.
A plataforma Apple TestFlight foi concebida para que os programadores de aplicações possam disponibilizar as suas aplicações em fase beta para os utilizadores. A plataforma permite o convite de até 10 mil utilizadores para cada aplicação, permitindo a instalação da aplicação mesmo não estando presente na App Store.
Uma vez que as aplicações estão ainda numa fase de pré-lançamento, não chegam ainda à fase em que precisam de passar com sucesso o processo de análise da App Store, permitindo assim a propagação de malware através do grupo de testes.
Apple TestFlight coloca qualquer utilizador de iPhones vulnerável a malware
Essencialmente esta nova estratégia significa que qualquer utilizador que esteja inscrito na TestFlight poderá ser infetado com malware no seu iPhone. Obviamente, que quando são seguidas as mais básicas regras de segurança enquanto participam no teste de aplicações, a probabilidade de infeção é muito reduzida.
Tal como adianta a própria Apple, os utilizadores não devem em situação alguma instalar aplicações de fontes desconhecidas, abrir links enviados por email e aceitar permissões dúbias em aplicações.
O relatório da Sophos destaca ainda que muitos hackers estão a recorrer a web apps para conseguir difundir o seu malware. Estas aplicações são essencialmente versões simplificadas de sites, que consegue facilmente injetar malware nos smartphones. Estas web apps conseguem também ludibriar as ferramentas de segurança da App Store.
Segue toda a atualidade tecnológica no TecheNet através do Google News. Todas as novidades em tempo real e sem atrasos!
Outros artigos interessantes:
Comentários