A aplicação oficial do YouTube tem apresentado algumas melhorias ao longo dos últimos tempos, mas está longe de agradar a todos os utilizadores, especialmente para quem não tem uma subscrição Premium. Por isso, não é de admirar que ainda existem várias alternativas não oficiais, sendo uma das mais populares a YouTube Vanced.
Esta foi durante muito tempo a mais popular aplicação alternativa, colocando à disposição dos utilizadores funcionalidades como áudio em plano de fundo e remoção de publicidade.
Agora, para desilusão de muitos utilizadores, foi confirmado oficialmente que a YouTube Vanced foi descontinuada. Em comunicado oficial através do Twitter a equipa responsável pelo seu desenvolvimento informou:
A Vanced foi descontinuada. Durante os próximos dias os links para download no site oficial serão removidos. Sabemos que isto não é algo que os nossos utilizadores queiram ouvir, mas é algo que temos de fazer. Obrigado a todos pelo suporte ao longo dos anos.
Ainda que os links para download desapareçam muito em breve, foi confirmado que a aplicação irá continuar a funcionar duarante algum tempo. A equipa de programadores estima que a aplicação possa continuar em funcionamento durante cerca de dois anos. Essencialmente, isso deverá acontecer até que a Google lance uma significativa atualização para a aplicação oficial.
Google poderá ser a grande responsável pelo desaparecimento da YouTube Vanced
Não foi revelado oficialmente qual foi o motivo que levou a esta decisão, mas tudo indica que se deve a uma possível ação legal conduzida pela Google. Considerando a grande popularidade da aplicação, é até de estranhar que conseguiram funcionar sem problemas durante tanto tempo.
Esta é uma versão modificada da aplicação oficial do YouTube, colocando à disposição funcionalidades como reprodução de áudio em plano de fundo, remoção de publicidade, contador de dislikes, remoção de publicidade nos vídeos, e muito mais. Algumas destas funcionalidades estão apenas disponíveis para os subscritores do YouTube Premium, o que resulta numa quebra de receitas para a Google.
Fica também no ar a possibilidade da Google vir a obrigar os programadores responsáveis pela YouTube Vanced a cessar por completo o funcionamento da aplicação. No entanto, este tipo de medida não foi confirmado.
Segue toda a atualidade tecnológica no TecheNet através do Google News. Todas as novidades em tempo real e sem atrasos!
Outros artigos interessantes:
Comentários