Apesar de toda a expectativa para a criação da nova Kombi elétrica, os curiosos de plantão terão ainda que esperar até o dia 9 de março para saber mais detalhes sobre essa belezura.
Embora existam alguns segredos ainda não revelados, para matar a curiosidade dos fãs, a Volkswagen já divulgou alguns detalhes da ID Buzz, sua nova Kombi elétrica, que irá substituir a Kombi tradicional no mercado. Desenvolvida com a plataforma Modular Electric Drive (MEB), da Volkswagen, a mesma do SUV elétrico ID4, que ainda não foi lançado no Brasil, a novata deve ganhar versões de passeio e comerciais.
As cores são bem exóticas e trazem jovialidade e descontração à nossa velha conhecida, que chegará repaginada em alguns aspectos. De acordo com a revista americana Car and Driver, a expectativa é que a ID Buzz disponha de uma autonomia de 482 km, com opção de tração traseira ou nas quatro rodas.
Visual da Kombi elétrica
Tem aquele ditado que diz que não se mexe em time que está ganhando, e parece que a Volkswagen tem levado isso a sério no que se refere ao visual da ID Buzz. Há quem diga por aí que a Kombi elétrica é uma espécie de reencarnação da van mais amada do mundo no quesito cabine, pois não foi notada nenhuma grande diferença no quesito funcionalidade.
O painel, em contrapartida, traz detalhes modernos, como a minimalista tela de TFT única, o volante multifuncional, com base reta e revestido com couro, uma gavetinha retrátil e um console com porta-trecos entre os bancos. É possível que exista uma segunda tela no volante, flutuante, que provavelmente trará funções de multimídia e conectividades, mostrando que o tradicional e o moderno mais que combinam: se completam.
Motor
A ID Buzz deve oferecer duas opções de motores: único, com apenas um eixo, que possivelmente será o traseiro, e dois motores, com tração integral em ambos os eixos. Há boatos de que a versão mais cara da ID Buzz terá uma média de 550 quilômetros de autonomia, com bateria de 111 kWh.
Modularidade
O esperado é que a nova Kombi elétrica da Volkswagen ofereça várias opções de modularidade, com as versões furgão, furgão vidrado, para passageiros e carroceria estendida. A imprensa americana aposta na reedição da versão Califórnia, que foi sucesso nos Estados Unidos, por trazer preparação para camping.
Motorhome
A Kombi sempre foi a melhor ideia para quem deseja montar uma motorhome, tanto por ser uma opção mais em conta, como por ser um veículo muito resistente e versátil. A ID Buzz pretende seguir a mesma linha da versatilidade da sua irmã mais velha. Para quem quiser dar a volta no mundo inteiro sem sair de casa, na pegada caracol ao contrário, basta fazer algumas adaptações, como instalar uma estrutura com cama retrátil, mini geladeira, fogão, chuveiro portátil, um kit de energia solar, e pé na estrada.
A estreia da lindeza será na Europa, apenas para a imprensa, o que já vai ajudar a matar um pouco a curiosidade. Por enquanto, a marca não informou se pretende trazê-la para o Brasil; o jeito é esperar cenas dos próximos capítulos.
Elétricos no Brasil
Por enquanto, não chegou nenhum modelo elétrico no Brasil, mas a Volkswagen pretende acabar com esse jejum neste ano de 2022. Os mais cotados por enquanto são os novos ID 3 e ID 4.
Na mesma categoria do Chevrolet Bolt e do Nissan Leaf, o ID 3 é um hatchback elétrico com três versões na Europa, que variam de acordo com a capacidade de suas baterias e, consequentemente, sua autonomia máxima.
O ID 4 é um SUV médio, na mesma categoria do Audi e-tron e do Jaguar I-Pace, mas que promete ser mais em conta. O motor elétrico, situado no eixo traseiro, gera força equivalente a 204 cv de potência, com uma bateria que proporciona uma autonomia de até 520 km.
Siga toda a atualidade tecnológica no TecheNet através do Google News. Todas as novidades em tempo real e sem atrasos!
Outros artigos interessantes: