Processos informatizados têm descartado profissionais qualificados e grupos minoritários nos processos de seleção de pessoal, conforme estudo de Harvard
Com o abrangente desenvolvimento da tecnologia, as empresas passaram a utilizar nos processos de recrutamento e seleção de pessoal a análise de currículos automaticamente, acreditando que os filtros disponíveis no software auxiliam em um procedimento seletivo mais assertivo.
Esse fato levou estudiosos da Universidade de Harvard a questionarem por que pessoas com um perfil adequado para uma função não são admitidas nas empresas. Tanto é que pode-se observar que a pandemia do Covid-19 foi um fator agravante, mas a dificuldade de participar de uma seleção para um emprego afetou diretamente as pessoas negras, imigrantes e portadoras de necessidades especiais, dados apontados no relatório apresentado em conjunto com a Accenture.
Como foi feito o estudo sobre os currículos
Para compreender como as empresas selecionam os candidatos para compor seu quadro de funcionários, ela lista as características do perfil do profissional, tanto com base na sua formação e experiência profissional, como também em características de sua personalidade, aparência física e até mesmo sua origem. Diante disso, programa o software de seleção para filtrar os currículos dos candidatos à vaga. Portanto, se um profissional não atender a um dos requisitos, estará automaticamente fora do processo seletivo, podendo a empresa descartar um excelente profissional.
Mudança de olhar sobre os currículos
Os pesquisadores citados acima, diante desta preocupação da perda de funcionários qualificados, sugeriram que as empresas fizessem investimento em filtros mais afirmativos do que negativos, ou seja, focar também nas habilidades, e não apenas na experiência, assim como tornar os processos seletivos mais simples, atraindo um número maior de interessados e também que haja clareza por parte da organização se haverá um retorno do processo seletivo. Aliás, esse ponto é muito importante de ser ressaltado, pois os muitos selecionadores de pessoal não têm essa preocupação de retornar para o candidato a sua reprovação para aquele cargo ou até mesmo informar que os seus dados ficarão armazenados em um banco para futuras oportunidades.
Essa pesquisa teve a abrangência de oito mil trabalhadores considerados ocultos – hidden workers – e 2.250 executivos europeus, oriundos do Reino Unido, Estados Unidos e Alemanha. Os estudiosos concluíram ainda que as dificuldades, além das apontadas acima, atingem pessoas com pouca ou nenhuma qualificação profissional, principalmente aquelas sem diploma ou histórico de trabalho, o que atinge mais de 27 milhões de trabalhadores ocultos só nos Estados Unidos, estimando que, em uma proporção semelhante, atinja a Alemanha e o Reino Unido.
Desemprego mundial
Assim como no Brasil e em Portugal, a quantidade de pessoas desempregadas é muito significativa; portanto, é fundamental que esses profissionais sejam orientados, por organizações não-governamentais ou por órgãos públicos, na construção de seu currículo, tanto de forma física ou digital, a fim de atender às exigências dos contratantes, para que tenham visibilidade por parte dos selecionadores de pessoal e não sejam mais um trabalhador oculto, já que muitos talentos são deixados de lado por causa de uma tecnologia não utilizada adequadamente.
Certamente, com o aumento do desemprego, a situação econômica mundial tem gerado muitas dificuldades para milhares de pessoas em todo o mundo, mesmo com o surgimento de novas profissões e oportunidades de trabalho. Por conta da escassez de vagas de emprego formal, entre outros empecilhos, muitas pessoas também vêm optando por abrir seu próprio negócio, recorrendo a empréstimos para começar a empreender enquanto a contratação não acontece.
Investir em sua carreira profissional, ficar atento às oportunidades de emprego, responder adequadamente às propostas de trabalho online e ter um planejamento financeiro contribuíram de forma significativa para uma vida profissional e pessoal estável.
Siga toda a atualidade tecnológica no TecheNet através do Google News. Todas as novidades em tempo real e sem atrasos!
Outros artigos interessantes: