Não é só no terreno que se combate. Também no ciberespaço a guerra está acesa. A ESET afirma que múltiplas organizações ucranianas foram atingidas por um novo malware e o grupo Anonimus declarou guerra à Rússia e atacou a página oficial da presidência.
A empresa de cibersegurança ESET afirma ter descoberto que centenas de computados de organizações da Ucrânia foram atingidos por um novo malware apagador de dados. O evento ocorreu algumas horas depois de uma série de ataques DDoS terem derrubado vários websites importantes naquele país.
O “apagador de dados” HermeticWiper foi identificado pela primeira vez por volta das 15:00 (hora de Lisboa), na quarta-feira, dia 23 de fevereiro. No entanto, a assinatura temporal do malware mostra que foi compilado a 28 de dezembro de 2021, indicando que o ataque provavelmente já estava planeado há algum tempo.
O HermeticWiper tira partido de controladores legítimos de um popular software de gestão de disco. De acordo com investigadores da ESET, “o malware abusa de controladores legítimos do software EaseUS Partition Master de forma a corromper dados”. Para além disso, os atacantes usaram um certificado genuíno atribuído a uma empresa baseada no Chipre chamada Hermetica Digital Ltd., daí o nome do malware. Em pelo menos um dos casos, os atacantes já tinham acesso à rede do alvo antes de instalarem o malware.
Em meados de janeiro, outro “apagador de dados” percorreu a Ucrânia. Designado WhisperGate, o malware disfarçado de ransomware tinha semelhanças ao ataque NotPetya que atingiu a Ucrânia em junho de 2017 antes de se espalhar pelo resto do mundo.
Guerra no ciberespaço: Anonymous ataca Rússia
Também a Rússia está a sofrer ataques cibernéticos depois de o grupo Anonimus ter afirmado num tweet estar “oficialmente em ciberguerra contra o governo russo”. A página da presidência da Federação Russa ficou offline e as agências internacionais afirmam que também o Ministério da Defesa sofreu um ataque que expôs os dados dos seus funcionários.
Siga toda a atualidade tecnológica no TecheNet através do Google News. Todas as novidades em tempo real e sem atrasos!
Outros artigos interessantes: