Na guerra, a primeira vítima é a verdade. Na invasão da Ucrânia pela Rússia temos dificuldade em perceber o que realmente está a acontecer. Deixamos 7 fontes de notícias em que pode confiar.
No amanhecer do primeiro dia do conflito, foi divulgado um vídeo que supostamente mostrava paraquedistas russos a serem lançados no leste da Ucrânia, mas as imagens eram de 2019. Também no primeiro dia, mas à tarde, quando ninguém falava ainda disso, um repórter da CNN internacional deparou-se com forças russas já em controlo de um aeroportopertoda capital Kiev.
Estes são dois bons exemplos de como é difícil reconhecer a verdade no meio de tanta informação e desinformação. E para conseguirmos ter uma ideia do que realmente se passa, devemos saltar entre diversas fontes e sempre com a preocupação de serem confiáveis.
Primeira dica: na dúvida, não acredite no que vê nas redes sociais, uma vez que elas são a principal arma de desinformação das forças em conflito.
Segunda dica: procure sempre informação disponibilizada por jornalistas, porque o trabalho deles é o de verificarem as informações e as fontes antes de divukgarem a informação.
Finalmente, prefira as fontes de informação que têm jornalistas no terreno.
Aqui estão 7 fontes de informação, sobre a invasão da Ucrânia, em que pode confiar
Siga toda a atualidade tecnológica no TecheNet através do Google News. Todas as novidades em tempo real e sem atrasos!
Outros artigos interessantes: