O telescópio Hubble continua a maravilhar e desta vez tirou uma fotografia de uma interação cósmica, em que se vê duas galáxias em conjunto.
O Hubble apontou para um ponto do espaço designado por ARP 282, mostrando duas galáxias, a Seyfert NGC 169, em baixo, e a IC 1559.
De acordo com a Agência Espacial Europeia, ESA, “ambas as galáxias têm núcleos monumentalmente energéticos conhecidos como núcleos galácticos ativos (AGN).
Se a imagem captada pelo telescópio Hubble revelasse a emissão total de ambos os AGN, o seu brilho obscureceria as interações de maré maravilhosamente detalhadas que vemos nesta imagem. As forças das marés ocorrem quando a gravidade de um objeto provoca a distorção ou estiramento de outro objeto. A direção das forças das marés está afastada do objeto de massa inferior e em direção ao objeto de massa superior. Quando duas galáxias interagem entre si, gás, poeira, e mesmo sistemas estelares inteiros podem mover-se em direção a uma galáxia e afastar-se da outra. A imagem revela este processo em acão, mostrando como delicados fluxos de matéria ligam visivelmente as duas galáxias.”
Os astrónomos aceitam agora que um aspeto importante de como as galáxias evoluem é a forma como interagem uma com a outra. “As galáxias podem fundir-se, colidir, ou passar por cima uma da outra – cada interação afetando significativamente as suas formas e estruturas. Por mais comuns que tais interações possam ser, é raro capturar uma imagem de duas galáxias interagindo de uma forma tão visivelmente dinâmica”.
Siga toda a atualidade tecnológica no TecheNet através do Google News. Todas as novidades em tempo real e sem atrasos!
Outros artigos interessantes: