O serviço de comparação de preços sueco, PriceRunner, anunciou no seu site que vai processar a Google em mais de 2 mil milhões de euros. Esta decisão surgiu após o European General Court estabelecer que a gigante de Mountain View quebrou as leis do direito da concorrência na Europa, ao manipular os resultados de pesquisa para favorecer os seus serviços.
Como consequência, a Google causou graves danos aos consumidores europeus, que acabaram por pagar mais enquanto realizavam compras online. Além disso, sites de comparação de preços como o PriceRunner foram também prejudicados. De acordo com a publicação, as violações continuam a ser praticadas, o que poderá levar a uma multa ainda mais elevada.
“Após preparativos extensos e minuciosos, processamos hoje a Google por cerca de 2,1 mil milhões de euros. É claro que estamos à procura de uma compensação pelos danos que a Google causou-nos durante muitos anos, mas também olhamos para este processo como uma luta pelos consumidores que sofreram tremendamente com a violação da lei da concorrência durante os últimos anos, e ainda o fazem.”
Mikael Lindahl, CEO da PriceRunner
O motor de busca da Google tem uma quota de mercado de 90% na maioria dos países da Zona Económica Europeia, encontrando-se numa posição em que facilmente pode monopolizar o mercado. Após uma investigação que durou praticamente 8 anos, a Comissão Europeia anunciou em junho de 2017 que a Google violou de facto várias leis do direito da concorrência.
Google acusada de ameaçar a sobrevivência de muitas empresas na Europa
O CEO da PriceRunner foi ainda mais longe, acusando a Google de, com as suas atividades ilicitas, colocar em risco a sobrevivência de muitas empresas europeias.
“Isto é também uma questão de sobrevivência para muitas empresas empreendedoras europeias e oportunidades de trabalho na área de tecnologia. Se os gigantes de tecnologia americanos, por meio de uma posição de mercado quase igual a um monopólio, puderem fazer exatamente o que quiserem e manipular os mercados, podemos contar com o facto de que muitas empresas na Europa serão afetadas.”
Mikael Lindahl, CEO da PriceRunner
“Com proprietários financeiramente fortes, financiamento externo e os principais especialistas da Europa na nossa equipa, esperamos receber uma compensação pelas nossas perdas. Além disso, esperamos contribuir para que a Google acabe com os seus comportamentos ilegais. Tanto os consumidores europeus como as corporações digitais sofrem maiores danos diretos pelo domínio desses gigantes da tecnologia, muito além do que muitos acreditariam.”
Mikael Lindahl, CEO da PriceRunner
Segue toda a atualidade tecnológica no TecheNet através do Google News. Todas as novidades em tempo real e sem atrasos!
Outros artigos interessantes:
- Ataque à Vodafone atinge INEM e multibanco
- 3 melhores VPN em 2022 para garantir a segurança online
- Confirmado! Facebook e Instagram podem encerrar na Europa [atualizado com resposta oficial da Meta]
Comentários