Este não é um acontecimento muito comum, mas o CEO da Tesla — Elon Musk — decidiu voltar a criar polémica no Twitter, desta feita abordando o controverso tema dos serviços de streaming (Netflix) e sites de pirataria (The Pirate Bay).
Essencialmente, na sua publicação, Elon Musk deu a entender que os serviços de streaming pagos tornam-se num verdadeiro pesadelo para os utilizadores, resultando no seu retorno a alternativas ilegais.
O grande crescimento dos serviços de streaming durante os últimos anos fizeram com que muitos utilizadores acabassem por dar preferência a ter uma conta legítima na Netflix, pelo simples facto de ser muito mais prático. Além disso, toda a experiência de utilização/visualização é indiscutivelmente melhor.
No entanto, existe um grande problema. O grande chamativo destes serviços acaba por ser diluído quando vemos inúmeras “Netflixes” chegarem ao mercado. Atualmente em Portugal (e estamos longe de ter todos os serviços disponíveis), contamos já com uma vasta lista de serviços:
- Netflix
- HBO Portugal
- Disney+
- Opto (SIC)
- Apple+
- Amazon Prime Video
Todas estas plataformas lançam conteúdos exclusivos, seja através de filmes ou séries, que não estão disponíveis em nenhuma das suas rivais. Desta forma, caso queiras acompanhar várias séries (ou filmes) em diversas plataformas, vais precisar de criar um bom mealheiro só para sustentar todos os serviços.
Além disso, navegar entre todos os serviços não é garantidamente a melhor experiência de sempre, a menos que tenhas um Chromecast with Google TV. Por isso, a ideia de que os utilizadores voltem a recorrer ao “velho amigo” Pirate Bay e outras plataformas alternativas de torrents parece inevitável. Mesmo que os utilizadores decidam subscrever à Netflix, ou outro serviço que tenha os seus conteúdos favoritos, para tudo o resto, os torrents são demasiado aliciantes.
De acordo com uma investigação feita pela MUSO, a grande fragmentação dos serviços de streaming mantêm a pirataria extremamente relevante.
Certamente que Elon Musk não terá nenhum problema em manter uma subscrição ativa para cada um dos serviços. Mas do ponto de vista dos comuns mortais, não é difícil perceber que isso seria um grande problema.
Um dos seus seguidores respondeu à publicação com um meme extremamente relevante, que o próprio Musk acabou por validar com um like.
Segue toda a atualidade tecnológica no TecheNet através do Google News. Todas as novidades em tempo real e sem atrasos!
Outros artigos interessantes:
Comentários