As criptomoedas são famosas pelos seus aspetos especulativos e de investimento, mas também têm um outro caso de uso: pagamentos (criptopagamentos). É fácil esquecermo-nos de que as pessoas usam criptomoedas como BNB, BTC e BUSD para transferência de valores.
Neste artigo da Binance Academy, vamos ver um pouco melhor como funcionam os pagamentos feitos com criptomoedas.
Grandes empresas, desde a Microsoft à Starbucks, bem como pequenas e médias empresas, começaram a aceitar pagamentos em criptomoeda para os seus produtos e serviços. Isto é normalmente feito através de uma plataforma de pagamentos de forma a tornar o processo simples.
É até possível usar criptomoedas para pagar itens em moeda fiduciária com um cartão cripto. Por isso, quer pretenda pagar o que deve a um amigo ou comprar um produto, existem múltiplas opções que usam a tecnologia blockchain.
Na sua forma mais simples, os pagamentos criptográficos – criptopagamentos – consistem na transferência de criptomoedas de uma carteira para outra. Para fazer isto manualmente, é preciso o endereço público do destinatário. Usando a nossa carteira, copiamos então o endereço e enviamos os fundos. Mas enquanto isto pode parecer fácil, o processo pode ser complicado e intimidante para os iniciantes.
Não é raro encontrar utilizadores que fazem erros irreversíveis, tais como enviar um montante errado de criptomoeda para um determinado ou selecionar a rede de blockchain errada. E como não existe forma de reverter uma transação de criptomoeda, estes erros podem conduzir a perdas significativas.
Para ajudar a que o processo decorra sem erros, plataformas de serviços como a Binance criaram métodos de pagamento criptográfico mais intuitivos. Estas plataformas tornam um processo complicado em algo simples que pode ser feito em alguns segundos. Os passos exatos dependem do processador de pagamentos, mas o método usual é seguinte:
1. Um consumidor decide pagar por um bem ou serviço, ou alguém pretende pagar a um amigo.
2. O destinatário cria uma fatura digital para ser paga usando a sua plataforma de pagamentos. isto consiste normalmente num código QR que contém o endereço da carteira de quem irá receber e qual o montante pedido. Por exemplo, adquirir uma refeição por 10 dólares requer o mesmo valor numa determinada criptomoeda ao câmbio do mercado no momento.
3. O pagador lê o código QR com uma app e confirma o pagamento.
4. O valor em criptomoeda é transferido para a conta do destinatário ou para a sua carteira digital.
Todo este processo pode ser completado com apenas alguns cliques. É também mais seguro e mais conveniente do que tentar realizar todos estes passos manualmente.
Cartões cripto para pagamentos
Outra opção para criptopagamentos passa pela utilização de um cartão de crédito ou débito associado a fundos criptográficos. Desta forma, é possível realizar pagamentos usando criptomoeda mesmo que o destinatário (empresa, loja, indivíduo) apenas aceite moeda fiduciária. Para usar um cartão cripto, é preciso primeiro armazenar moedas e tokens com o emissor do cartão. Quando compramos algo, a plataforma de pagamentos vende os nossos ativos digitais na proporção equivalente à moeda fiduciária e envia os fundos respetivos ao destinatário.
Em alguns casos, é até possível pagar o saldo mensal do cartão de crédito usando criptomoeda. Os termos exatos de tudo isto variam consoante as entidades emissoras ou a instituição financeira que emitiu o cartão.
É possível usar cartões cripto em muito mais locais do que apenas através de plataformas de pagamento. Contudo, é mais difícil usar este processo se o que pretendemos é fazer um pagamento direto a um amigo (a menos que esse amigo aceite pagamentos por cartão de crédito!). Se o destinatário do pagamento pretender mesmo ser pago com criptomoeda, então este não é um método viável.
Tanto a Visa como a Mastercard oferecem já opções de cartões baseados em criptomoedas através de diferentes provedores de serviços financeiros.
Quais as vantagens dos criptopagamentos ou pagamentos em criptomoeda?
Pagar a alguém em criptomoeda tem vantagens mesmo sem a utilização de plataformas de pagamento ou cartões cripto. Mas, quando combinados com um sistema de pagamentos, a experiência têm o potencial para ser o melhor de dois mundos:
1. Bitcoin (BTC) e outras criptomoedas podem ser usadas em praticamente qualquer país. Isto evita a necessidade prévia de conversão para a moeda local quando se realizam pagamentos internacionais.
2. Dependendo do provedor de pagamentos cripto, as nossas transações poderão ser concluídas quase instantaneamente. Isto tipicamente sucede quando ambos (pagador e credor) usam o mesmo serviço. Mas mesmo que a transação não seja instantânea, pode ser frequentemente mais rápida e mais barata do que uma transferência bancária.
3. O serviço de criptopagamentos terá uma equipa de suporte ao cliente capaz de ajudar com quaisquer problemas técnicos. Isto não é normalmente o caso quando transferimos fundos manualmente com uma carteira criptográfica.
4. Uma plataforma de serviços cripto é, para muitas pessoas, mais simples de configurar e gerir do que uma carteira.
Quais as desvantagens dos pagamentos em criptomoeda?
Enquanto as vantagens são fáceis de identificar, os utilizadores mais experientes também poderão encontrar limitações ao realizar criptopagamentos através de uma plataforma:
1. Há menos controlo do que na configuração manual de uma carteira. Muitas pessoas preferem a experiência tradicional de terem total custódia sobre a sua criptomoeda. Uma plataforma de pagamentos introduz efetivamente um intermediário no processo.
2. Os preços das criptomoedas podem ser altamente voláteis se não usarmos uma stablecoin. Isto pode tornar difícil o correto planeamento das finanças por parte do detentor dos fundos criptográficos.
3. É possível que tenha que se submeter a um processo algo moroso de inscrição com verificações tipo KYC e AML. Embora estes passos sejam necessários por questões de segurança, constituem um esforço maior do que a criação manual de uma carteira.
4. Algumas plataformas de pagamentos cobram taxas pelos serviços oferecidos.
5. Aceitar cripto como um método de pagamento ainda não é algo universal.
Considerações finais sobre criptopagamentos
Desde que a famosa primeira transação de uma pizza paga com… 10.000 BTC (!) em 2010, que as pessoas têm usado criptomoeda para realizar pagamentos. Mais de dez anos depois, progredimos de um processo totalmente manual para plataformas de pagamentos oferecidas através de entidades bancárias FinTech e cripto serviços.
Se quer começar a realizar pagamentos com criptomoeda, poderá explorar plataformas de pagamentos, como a Binance, e descobrir quais os serviços oferecidos e se eles se adequam ao seu caso de uso.
Siga toda a atualidade tecnológica no TecheNet através do Google News. Todas as novidades em tempo real e sem atrasos!
Outros artigos interessantes: