Enquanto na Europa ainda estamos à espera para que as redes 5G fiquem disponíveis em todo o lado, na China já estão a trabalhar no próximo avanço tecnológico, com redes 6G.
Ainda que com todos os entraves colocados à Huawei e outras empresas chinesas, os avanços tenham sofrido alguns atrasos, as mais recentes informações trazem-nos novidades incríveis.
Segundo as revelações publicadas pelo South China Morning Post, uma equipa de investigadores liderada pelo Professor Zhang Chao conseguiu fazer stream de 1 terabyte de dados (1km de distância) em apenas 1 segundo. A sua equipa faz parte da School of Aerospace Engineering of Tsinghua University, e utilizou ondas de rádio de alta frequência, chamadas ondas vortex millimeter.
A China posicionou-se como a maior força no que respeita ao desenvolvimento das redes 6G, contando com investimentos megalómanos para suportar todo o departamento de R&D.
Recentemente, durante os Jogos Olímpicos de inverno em Beijing utilizaram uma tecnologia wireless experimental para fazer mais de 10.000 streams em alta definição.
Ainda que os avanços realizados nesta nova tecnologia sejam impressionantes, ainda existe um longo caminho até que alcance um patamar onde possa ser utilizado em produtos comerciais, ou até mesmo governamentais.
Segue toda a atualidade tecnológica no TecheNet através do Google News. Todas as novidades em tempo real e sem atrasos!
Outros artigos interessantes:
Comentários