Mais um triste dia para todos os aficionados do mundo da pirataria, visto que uma das mais populares aplicações para ver séries e filmes — Popcorn Time — anunciou oficialmente que chegou ao fim da linha. Para as autoridades e toda a industria cinematográfica, esta não será certamente uma notícia tão positiva quanto seria desejado, pois, as ofertas neste mercado são ainda muitas.
Para exemplificar, ainda que não tenham uma aplicação dedicada, sites como o recém-aberto Pobre.tv e Vizer vão garantidamente receber um volume extra de visitas a partir de agora.
A aplicação teve a sua estreia em 2014, conseguindo conquistar uma grande popular no espaço de apenas alguns meses. No início de 2015 conseguiram mesmo causar algum desconforto à gigante Netflix. O CEO, Reed Hasting, alertou os investidores sobre o grande crescimento da Popcorn Time.
Apesar de os criadores da aplicação terem abandonado o projeto pouco tempo após o seu lançamento, alegadamente devido à intervenção da polícia, o facto de ser open source permitiu que subsistisse durante largos anos. Ainda em 2015, um dos responsáveis pelo projeto afirmou que a Popcorn Time não era responsável por pirataria, visto que não alojava nenhum material roubado.
Obviamente que estas foram afirmações controversas, mas que não foram pioneiras, visto ser a justificação apresentada pela esmagadora maioria destes projetos.
Popcorn Time encerra as portas após quase uma década de grande sucesso
Através de um email enviado a vários jornalistas por parte da equipa responsável atualmente pelo projeto, foi confirmado o seu encerramento. No site oficial da aplicação, é possível ver uma simples mensagem que diz “R.I.P.”, acompanhada pelo mítico logótipo.
Mesmo com o seu encerramento oficial, sabemos que a aplicação continua a ser open source, deixando uma janela aberta para que outra equipa se responsabilize por um possível retorno.
Especialmente desde o início da pandemia, com a maioria dos filmes a serem lançados em formato digital, as plataformas de pirataria tornaram-se uma dor de cabeça ainda maior para Hollywood. Essencialmente, durante os últimos dois anos demorou pouco apenas algumas horas até que filmes acabados de estrear, ficassem disponíveis nas mais variadas plataformas piratas.
Segue toda a atualidade tecnológica no TecheNet através do Google News. Todas as novidades em tempo real e sem atrasos!
[mc4wp_form id=”104690″]
Outros artigos interessantes:
Comentários