Várias fontes próximas da indústria de fabrico de placas gráficas indicam que a escassez de componentes para o fabrico de peças para computadores pode melhorar pela altura do verão deste ano.
Ao longo dos últimos anos, as fabricantes de placas gráficas têm dependido da Ajinomoto Fine-Techno Company para a manufatura de substratos ABF. A tecnologia existe desde meados dos ano 90, quando a companhia descobriu o material de isolamento. Desde então, este material faz parte da maior parte dos designs de GPU, mas também de processadores, chips, circuitos de rede intregrados ou até processadores para a indústria automóvel.
A dependência de uma só empresa está na raíz do problema com a escassez de placas gráficas, com marcas como a Intel e AMD a prometerem mudanças para ajudar ao rejuvenescimento do mercado.
Intel e AMD procuram novos parceiros para o fabrico de placas gráficas
Agora, vieram a público declarações de pessoas ligadas à ASRock & TUL (PowerColor), que referem uma melhoria significativa na capacidade de produção de substratos ABF a partir do verão de 2022. A AMD e a Intel apontam na mesma direção, mas recorrendo a outros parceiros para assistir no processo de fabrico de placas gráficas.
Nos anos recentes a produção deste componente chave não conseguiu acompanhar a procura devido ao cenário pandémico. Empresas como a NanYa e a Unimicron têm feito o que podem para auxiliar a Ajinomoto Fine-Techno Company, tendo até sido construídas fábricas adicionais que devem ajudar a colocar ponto final no panorama atual.
Por outro lado, alguns analistas acreditam que a dificuldade na produção de substratos pode manter-se até 2025, algo que se provaria catastrófico para os consumidores.
Segue toda a atualidade tecnológica no TecheNet através do Google News. Todas as novidades em tempo real e sem atrasos!
Outros artigos interessantes:
- Nvidia RTX 3050: stock pode ser maior que o previsto por este motivo
- Razer: escassez de componentes vai fazer disparar preço de portáteis gaming
- SSD NVMe lento? Culpa é do Windows 11!
[mc4wp_form id=“104690”]
Comentários