A batalha contra a IPTV pirata continua a todo o gás na Europa, especialmente em Itália, onde as autoridades têm realizado inúmeras investigações para identificar redes piratas e terminar a sua atividade.
A mais recente ação não foi diretamente virada para um serviço de IPVT pirata, mas sim uma empresa de servidores que era utilizada por várias redes de IPTV.
As autoridades italianas oficializaram em 2020 a existência da “Operação: a Rede”, cujo objetivo é investigar e desmantelar redes de fornecimento e venda de serviços IPTV pirata.
Esta operação já apresentou vários sucessos, com centenas de milhares de contas de IPTV pirata a serem desmanteladas e dezenas de pessoas apanhadas pela polícia.
Enquanto não recomendamos a utilização deste tipo de serviço IPTV pirata, é importante salientar a utilização de uma VPN para quem o faz. Esta é uma das únicas formas eficazes de conseguir garantir a tua segurança online, e não precisa de “rebentar” com o mealheiro. No Techenet já utilizamos a Surfshark há vários anos, um dos serviços de VPN que oferece a melhor relação preço/qualidade, mas se quiseres analisar mais alternativas, vê a nossa comparação das melhores VPNs disponíveis em Portugal.
Rede de IPTV pirata com mais de 500 mil subscritores desmantelada pela polícia
No que respeita à mais recente ação das autoridades italianas, a rede desmantelada — CyberGroup — contava com mais de 500 mil utilizadores. Tal como esperado, uma rede desta dimensão contava com uma complexa infraestrutura tecnológica e era operada por diversas pessoas.
De acordo com as autoridades italianas, rusgas foram realizadas em 4 cidades diferentes, onde as casas de 20 suspeitos foram investigadas.
Uma das redes televisivas mais afetadas por esta rede era a Sky TV, que rapidamente agradeceu e louvou os esforços das autoridades italianas durante esta complexa operação.
“A Guardia di Finanza tem o apoio total da Sky no seu combate à pirataria audiovisual e agradecemos a operação de hoje, a mais recente numa crescente série de ações muito eficazes contra a pirataria. A pirataria audiovisual ajuda não só a financiar o crime organizado e afeta as indústrias criativas, mas também representa riscos para os utilizadores.”
Sky TV Itália
Não foram reveladas informações sobre possíveis investigações e ações judiciais para com os utilizadores desta rede de IPTV pirata, mas é possível que a polícia venha a alargar o seu raio de ação uma vez desmantelada por completo esta rede. Tal como aconteceu em situações passadas, as redes acabam por ter sempre vários detalhes pessoais dos seus utilizadores, permitindo a sua identificação e localização por parte das autoridades.
Segue toda a atualidade tecnológica no TecheNet através do Google News. Todas as novidades em tempo real e sem atrasos!
[mc4wp_form id=”104690″]
Outros artigos interessantes:
Comentários