O último jailbreak, Checkra1n, é construído em um exploit bootrom permanente, o exploit checkm8 que não pode ser corrigido. Ele funciona em dispositivos A5 a A11 em iOS 12.3 a iOS 14, mas você precisa do seu computador Mac para instalá-lo – a partir de agora, não há versão do Windows disponível.
Dispositivos que o rodam:
Os dispositivos a seguir são compatíveis com o jailbreak Checkra1n – se o seu dispositivo não estiver listado, ele não funcionará e isso inclui o iPhone 11 mais recente e dispositivos posteriores.
- A5 – iPad 2, iPhone 4S, iPad Mini (1ª geração)
- A5X – iPad (3ª geração)
- A6 – iPhone 5, iPhone 5C
- A6X – iPad (4ª geração)
- A7 – iPhone 5S, iPad Air, iPad Mini 2, iPad Mini 3
- A8 – Telefone 6, iPhone 6 Plus, iPad mini 4
- A8X – iPad Air 2
- A9 – iPhone 6S, iPhone 6S Plus, iPhone SE, iPad (2017) 5ª geração
- A9X – iPad Pro (12,9 pol.) 1ª geração, iPad Pro (9,7 pol.)
- A10 – iPhone 7 e iPhone 7 Plus, iPad (2018, 6ª geração), iPad (2019, 7ª geração) (iOS 14 não compatível)
- A10X – iPad Pro 10,5″ (2017), iPad Pro 12,9″ 2ª geração (2017)
- A11 – iPhone 8, iPhone 8 Plus e iPhone X
Também é importante notar que o Apple Watch Series 1 a 3 também é vulnerável ao exploit e ao Apple TV de 1ª a 4ª geração no tvOS 13.
O que é o Checkra1n?
É uma ferramenta de jailbreak que requer que seu computador reinicie o jailbreak sempre que seu dispositivo for desligado. Execute o exploit checkm8; ele não pode ser corrigido pela Apple, tornando-o um dos primeiros jailbreaks permanentes já lançado.
O Checkra1n faz uso da popular plataforma de modificação de código que suporta a Cydia. Com o Cydia Substrate, modificar o software é simples, mesmo quando você não acessa o código-fonte. O Cydia Package Manager permite fácil instalação de ajustes, bibliotecas, pacotes, hacks e muito mais.
Como fazer o download do Checkra1n?
Baixar o jailbreak Checkra1n não é difícil, mas requer que você siga estas etapas exatamente como estão escritas:
- Baixe o arquivo checkra1n para macOS
- Encontre o download e execute o arquivo chamado checkra1n.dmg.
- Mova o Checkra1n para a pasta Apps.
- Inicie o app Checkra1n
- Agora conecte seu dispositivo iOS em seu computador Mac usando o cabo oficial.
- Aguarde até que o app de jailbreak detecte seu dispositivo e clique em Iniciar.
- O jailbreak Checkra1n ativará o modo de recuperação e agora você deve colocar seu dispositivo no modo DFU.
Como entrar no modo DFU:
- Mantenha pressionado o botão HOME (botão Diminuir volume no iPhone 7/7 Plus) e o botão POWER até que a tela fique em branco, cerca de 10 segundos.
- Solte o botão POWER, mas continue segurando o outro botão por cerca de mais 5 segundos
Modo DFU para iPhone 8/iPhone 8 Plus:
- Pressione os botões para aumentar e diminuir o volume rapidamente e pressione o botão POWER
- Quando a tela do dispositivo ficar em branco, mantenha pressionado o botão de diminuir o volume e solte o botão POWER após cerca de 5 segundos ou até ver a mensagem de sucesso.
Assim que seu dispositivo estiver no modo DFU, você pode continuar com o resto do jailbreak:
- Espere até que seu dispositivo seja inicializado no modo de jailbreak.
- Vá para a tela inicial e você verá o ícone do carregador Checkra1n – toque nele.
- Deixe o jailbreak continuar a configuração e, quando terminar, o ícone da Cydia será carregado na tela inicial.
- Abra a Cydia, configure-o e você pode começar a baixar seus apps e ajustes.
Removendo o Jailbreak Checkra1n:
Remover o jailbreak Checkra1n é simples, graças à opção Restaurar sistema. Clique em Restaurar Sistema, e o jailbreak será removido completamente. Vai demorar um pouco, mas seu dispositivo irá, eventualmente, reiniciar de volta ao que era antes do jailbreak.
Perguntas Feitas Frequentemente:
Sendo um dos jailbreaks mais recentes e populares, não é nenhuma surpresa que recebamos muitas perguntas. Estas respondem às mais comuns:
O que é Checkm8?
O Checkm8 é o exploit no qual o jailbreak se baseia. É um exploit permanente que não pode ser corrigida pela Apple – nunca – e funciona em um grande número de dispositivos iOS. Do iPhone 4S ao iPhone x, qualquer dispositivo em um chip A5 a A11 é vulnerável ao exploit.
Como funciona o Checkra1n?
Depois de fazer o download do jailbreak em seu Mac e conectar seu dispositivo, siga as instruções para colocar seu dispositivo em DFU. A partir daí, a ferramenta de jailbreak faz automaticamente seu trabalho e, quando o dispositivo reinicia, está com o jailbreak. No entanto, como é um jailbreak tethered quando você reinicializa o dispositivo, será necessário reconectá-lo ao Mac e refazer o jailbreak.
Posso usar o Checkra1n para SSH em meu dispositivo?
Sim, você pode. Um servidor SSH é instalado no localhost na porta 44, mas só pode ser exposto em seu computador local usando iProxy com um dispositivo USB.
Quando o checkra1n obterá suporte do Windows?
Embora haja planos de lançar uma versão para Windows, não há novidades sobre isso. Sabemos que isso não acontecerá por algum tempo, dada a quantidade de trabalho necessária para escrever um driver de kernel que suporte Windows. Esta é uma parte de codificação incrivelmente complexa que pode levar algum tempo para ser escrita, então, por enquanto, só funcionará no macOS.
Por que não consigo colocar meu dispositivo no modo DFU?
Se você estiver usando um cabo USB-C Lightning, especialmente se for o original que veio com seu dispositivo, por algum motivo, o modo DFU não parece funcionar com eles. É melhor tentar usar um cabo USB-A mais antigo. Se for absolutamente pressionado, alguns cabos de terceiros também podem funcionar, embora seja recomendado usar os cabos oficiais da Apple sempre que possível.
Posso mudar do Checkra1n para o Unc0ver Jailbreak? Ou vice-versa?
Suponha que você esteja usando o jailbreak do Unc0ver e queira ver o Checkra1n sem perder todos os seus ajustes. Crie um arquivo vazio em /.mount_rw e execute o jailbreak Checkra1n. Desde que você tenha originalmente feito o jailbreak do seu dispositivo usando o Unc0ver e tenha criado esse arquivo, você pode alternar entre os dois o quanto quiser. Você pretende tentar o jailbreak Checkra1n em seu dispositivo? É um pouco complicado e um jailbreak tethered, mas é o mais estável e confiável até hoje. Por favor, experimente e veja o que você acha disso.
Outros artigos interessantes: