Os métodos de carregamento de smartphones e outros dispositivos eletrónicos evoluiu muito ao longo dos anos, mas os engenheiros da Xiaomi perceberam que ainda há muito trabalho a fazer no que às baterias diz respeito e resolveram colocar mãos à obra para desenvolver formas mais eficientes de carregar e utilizar os nossos gadgets.
Através da rede social Weibo, a Xiaomi anunciou que está prestes a trazer para o mercado uma tecnologia de baterias High-Silicon Lithium que promete maior capacidade sem comprometer o tamanho das células e o custo associado.
Segundo a Xiaomi, a nova tecnologia High-Silicon Lithium apresenta o triplo do conteúdo de silicone nos elétrodos negativos quando comparada com as baterias de lítio existentes neste momento. Mais ainda, esta solução consegue encolher os circuitos de controlo, resultando em mais 10% de capacidade na mesma quantidade de volume.
Maior autonomia no smartphone pode depender desta ideia da Xiaomi
Como podes ver na imagem em cima, as novas baterias são ligeiramente mais pequenas do que aquelas a que temos acesso neste momento, sendo que a sua capacidade apresenta ordens de magnitude semelhantes.
Se à primeira vista um aumento de 10% de autonomia pode não parecer muito, esta tecnologia permitirá aos fabricantes oferecer melhores capacidades sem terem de reservar espaço adicional para a bateria – resultando em smartphones cada vez mais finos que não comprometem a autonomia e permitindo até usar o espaço que sobra para implementar mais funcionalidades.
A Xiaomi indica ainda que este tipo de baterias pode aumentar a autonomia em cerca de 100 minutos, por isso será certamente uma questão relacionada também com a eficiência energética. Seja como for, 100 minutos podem ser a diferença entre ficar sem bateria a caminho de casa depois de um dia de trabalho ou ter carga suficiente para um dia completo de utilização do smartphone.
A produção em massa das baterias High-Silicon Lithium deve arrancar na segunda metade de 2022, o que significa que poderão ser já integradas em novos equipamentos lançados no final do próximo ano.
Segue toda a atualidade tecnológica no TecheNet através do Google News. Todas as novidades em tempo real e sem atrasos!
Outros artigos interessantes:
Comentários