A Samsung revelou recentemente que as televisões e monitores que lançará no próximo ano serão compatíveis com o padrão HDR10+ Gaming, o que significa que serão capazes de colocar à disposição dos utilizadores taxas de atualização variáveis de até 120 Hz e correção automática de cores HDR consoante o jogo que está a ser exibido na tela.
As funcionalidades serão ativadas nos painéis da linha Neo QLED, ou seja, a partir do modelo Q70 para cima. Para além destas televisões, também os monitores orientados para videojogos da marca beneficiarão da mesma tecnologia.
TVs QLED e monitores gaming da Samsung com taxas de atualização de 120 Hz
O padrão HDR10+ Gaming passou despercebido nos meses que sucederam ao seu anúncio, e parece ser uma medida para concorrer com o Dolby Vision HDR para videojogos que podemos encontrar nas consolas Xbox Series X|S. A ideia do padrão é oferecer uma experiência de jogo HDR consistente sem a necessidade de calibração manual para várias fontes de input, incluindo consolas, computadores e outros dispositivos.
Ao ser usado em videojogos, o HDR10+ Gaming será capaz de usar o motor de jogo para optimizar de forma automática a calibração de cores em tempo real. Foi desenhado para entregar melhores detalhes nas sombras escuras e destaques de imagem, com a vantagem de possibilitar VRR 120 Hz sem adicionar latência ao sinal gaming.
O ano de 2022 marcará a chegada de vários jogos otimizados para este padrão, com diversos estúdios a prometerem novas experiências imersivas que tirarão partido desta tecnologia agora adotada pela Samsung. A própria Nvidia havia já dito também que as suas placas gráficas GeForce RTX 30, RTX 20 e GTX 16 passarão a ser compatíveis com HDR10+ Gaming a partir de 2022.
Segue toda a atualidade tecnológica no TecheNet através do Google News. Todas as novidades em tempo real e sem atrasos!
Outros artigos interessantes:
Comentários