O Windows 11 foi de forma geral bem recebido pelo público, mas mesmo assim o novo sistema operativo da Microsoft não se livra de algumas reclamações importantes. Desta feita é um conjunto significativo de utilizadores que indica problemas graves de desempenho dos seus discos de armazemento SSD NVMe.
Relembramos que estes problemas com as drives NVMe são já relatados deste o período beta do Windows 11, e parecem persistir ainda depois de várias atualizações disponibilizadas pela Microsoft.
Segundo os relatos que circulam pela internet, várias aplicações populares de benchmarking apontam para velocidades de escrita e leitura mais lentas em alguns discos SSD NVMe no Windows 11 quando comparados com os mesmos discos no Windows 10.
Problema parece ser mais grave no disco NVMe onde está instalado o Windows 11
Em termos mais concretos, a questão parece ter especial importância nas velocidades de escrita aleatória, ficando as restantes métricas basicamente sem qualquer alteração relevante.
A raíz do problema ainda não foi identificada, mas pode estar relacionada com questões de segurança baseada em virtualização (VBS) que fazem descer o desempenho dos discos NVMe. No entanto esta possibilidade não justifica a diferença entre Windows 10 e Windows 11.
Uma descoberta mais recente aponta para uma radicalização da questão nos discos onde o Windows 11 está instalado, já que correr os benchmarks numa drive secundária revela resultados alinhados com o que foi publicitado pela fabricante.
A Microsoft lançou recentemente a build 22000.348 que parece melhorar de forma ligeira o desempenho deste tipo de disco de armazenamento, apesar de ficar ainda longe daquilo que é conseguido no Windows 10. Uma vez que o problema está já identificado há alguns meses é possível que a Microsoft esteja com dificuldades em encontrar uma solução estável.
Segue toda a atualidade tecnológica no TecheNet através do Google News. Todas as novidades em tempo real e sem atrasos!
Outros artigos interessantes:
Comentários