Há vários anos que se tem falado de um hipotético smartwatch Google com a nomenclatura Pixel Watch, e parece agora que a companhia americana está mesmo a desenvolver um wearable que poderá até ser lançado já no próximo ano.
A notícia é avançada pelo Insider, que garante ter tido acesso a uma fonte com informações privilegiadas sobre o projeto que traria para o catálogo da Google o primeiro relógio inteligente desenhado e fabricado in-house.
O smartwatch terá o nome de código “Rohan” e está a ser ultimado por um grupo de hardware separado da Fitbit, companhia que a Google adquiriu no início deste ano por 2.1 mil milhões de dólares. A fonte do Insider revela ainda que o relógio vai mesmo chamar-se Pixel Watch.
Pixel Watch da Google vai competir com Apple Watch
Em termos de preço, espera-se que este dispositivo custe mais do que um aparelho da Fitbit, competindo de forma direta com o Apple Watch. O Pixel Watch terá funcionalidades básicas de monitorização de fitness, incluindo contagem de passos e monitor de ritmo cardíaco. A empresa estará ainda a estudar uma forma de integrar o ecossistema Fitbit no Wear OS.
No mundo dos smartwatches a Google tem estado mais ligada ao software, procurando recentemente transformar positivamente o Wear OS com a sua terceira versão do sistema operativo desenvolvida em parceria com a Samsung. Para já, o Samsung Galaxy Watch 4 é o único smartwatch a integrar o Wear OS 3.
A vontade da companhia em passar do software para o hardware faz todo o sentido num mercado onde o sucesso parece ser maior quando as marcas integram o software que desenvolvem no seu próprio hardware. É o caso da Apple que consegue dominar vários segmentos de tecnologia através da integração dos seus produtos num ecossistema funcional e realmente capaz de facilitar a vida dos utilizadores.
Espera-se agora que a tecnológica liderada por Sundar Pichai siga os passos da marca de Cupertino e comece a trabalhar a sério na integração do Android e Wear OS nos produtos Pixel, garantindo dessa forma que cria um ecossistema forte e capaz de dominar o espaço que reside fora do iOS.
Segue toda a atualidade tecnológica no TecheNet através do Google News. Todas as novidades em tempo real e sem atrasos!
Outros artigos interessantes:
Comentários