Hoje é um dia muito importante para a Qualcomm, tendo finalmente apresentado oficialmente o seu novo processador topo de gama, Snapdragon 8 Gen 1. Como seria de esperar, o novo processador apresenta melhorias impressionantes em praticamente todas as categorias.
Além disso, existem dois detalhes que tornam o Snapdragon 8 Gen 1 único:
- Passagem para uma estrutura ARMv9
- Estreia de um novo esquema para o seu nome
O Snapdragon 8 Gen 1 é o primeiro processador da Qualcomm com fabrico de 4nm e a utilizar esta arquitetura. Em termos de performance, promete ser 20% mais rápido que o seu antecessor, enquanto consegue reduzir o consumo de energia em até 30%.
Existem também grandes melhorias no que respeita à sua gráfica Adreno, apresentando melhorias de performance na ordem dos 30% e poupança de energia na ordem dos 25%. Tendo em consideração o incrível crescimento do universo dos jogos para smartphones, a Qualcomm decidiu desenvolver 3 funcionalidades “Elite Gaming”:
- Adreno Frame Motion Engine — permite ao GPU duplicar a frame rate enquanto utiliza a mesma quantidade de energia
- Volumetric rendering — a renderização volumétrica é utilizada para criar efeitos de luz dramáticos, semelhantes ao popular Ray Tracing
- Variable Rate Shading Pro
Qualcomm Snapdragon 8 Gen 1 é o novo Rei dos processadores para Android
Como seria de esperar, o novo processador topo de gama da Qualcomm apresenta-se como o melhor processador de sempre a ser disponibilizado para smartphones Android. Além das incríveis melhorias a nível de performance de processamento e renderização gráfica, o Snapdragon 8 Gen 1 traz também grandes melhorias em outras categorias.
Para garantir uma ligação à internet o mais estável e veloz possível, o seu novo modem X65 5G suporta tanto sub-6 como mmWave, garantindo teóricas velocidades máximas de 10 Gbps. No que respeita à sua ligação Wi-Fi, suporta redes Wi-Fi 6 e 6E, assim como melhorias na ligação bluetooth.
O novo processador permite a realização de streaming de música com qualidade CD Lossless Audio através de Bluetooth LE. Este é um avanço tecnológico impressionante, que vai garantidamente deixar muitos utilizadores ansiosos por testar as suas novas capacidades.
A Qualcomm também fez questão de melhorar os níveis de segurança do seu processador, introduzindo a Trust Management Engine.
Outros artigos interessantes:
Comentários