Várias ferramentas tradicionais ou mesmo digitais podem ajudar na gestão de projetos pessoais ou profissionais. Saiba tudo neste conteúdo!
As ferramentas inteligentes são aquelas simples de usar e que facilitam os processos no dia a dia. Elas auxiliam na gestão de projetos de modo a conseguir resultados melhores.
Podem ser projetos pessoais, como um trabalho de faculdade, por exemplo. Ou então processos em empresas, uma vez que seguir um passo a passo é essencial para alcançar os efeitos esperados em um negócio.
Ferramentas inteligentes para usar na gestão de projetos
Uma coisa interessante é que ferramentas assim podem ser físicas, como um quadro de anotação. Ou então, podem usar a tecnologia e serem digitais, para um acesso remoto, até.
Quando a tecnologia é envolvida, as vantagens podem ser variadas. Por exemplo, a facilidade de uso, visuais simples de compreender e várias funcionalidades em um mesmo programa.
A seguir, apresentamos ferramentas inteligentes que podem auxiliar você na tarefa da gestão de projetos. Acompanhe!
1. Simulação Monte Carlo
Fazer uma simulação Monte Carlo pode ser uma opção interessante para a gestão de projetos. Ela é uma ferramenta que ajuda a prever resultados, prazos e a capacidade de um time de colaboradores.
Para isso, ela usa uma técnica matemática que avalia vários dados históricos de projetos semelhantes. Se a empresa realiza eventos, por exemplo, a simulação vai avaliar dados de eventos anteriores para prever o que fazer nos próximos.
É uma ferramenta que pode, inclusive, ajudar no uso de outras ferramentas. Ela contribui, por exemplo, para definir qual o número de quadros ideais em um Kanban. A ideia de um Kanban é ser bastante visual e eficaz, então estabelecer o passo a passo das tarefas baseado em resultados anteriores pode ser bem vantajoso.
2. Microsoft Project
Sabia que a profissão de gerentes de projetos está em alta? Inclusive, ela deve ter bastante destaque em 2022. Isso mostra como a gestão de projetos é relevante, e contar com ferramentas inteligentes para realizá-la é cada vez mais importante.
Outra das ferramentas que você pode usar para isso é o Microsoft Project. Ela tem um visual semelhante ao Excel, mas permite criar fluxogramas com tarefas em lista.
Pode ser uma ferramenta para o processo inicial de projetos, quando as tarefas ainda estão sendo definidas. Depois, com as informações estabelecidas, elas podem ser transferidas para programas mais visuais, como o Kanban que citamos antes. Assim, será mais simples acompanhar o processo.
3. Google Agenda
O Google Agenda pode parecer uma ferramenta simples, mas é de grande ajuda na gestão de projetos.
Afinal de contas, seus projetos terão prazos. Então, vai ser importante realizar cada tarefa em datas específicas, para que os resultados venham aos poucos.
Muita gente usa o Google Agenda para se lembrar de reuniões, o que é uma ótima funcionalidade para a gestão de projetos
Até porque, é comum ter que conversar com outras pessoas para dar andamento às atividades de um projeto. Com a ferramenta, dá para criar uma agenda de grupo e permitir que várias pessoas agendem conversas de acordo com os horários que as pessoas têm disponíveis ali.
Independente das ferramentas de tecnologia que você usar, é essencial fazer planejamentos específicos para ver seus planos saírem do mundo das ideias.
Aliás, essa é uma das estratégias de gestão do empreendedorismo atual, e tem contribuído para o sucesso das empresas. Logo, vai ajudar em qualquer projeto que você definir.
Uma dica é escolher ferramentas completas e tentar não pulverizar demais as informações. Assim, quando for necessário, será mais simples compartilhar os dados. Além, é claro, de ser mais simples acompanhar as etapas e visualizá-las se elas estiverem juntas em uma mesma ferramenta inteligente para gestão de projetos.
Segue toda a atualidade tecnológica no TecheNet através do Google News. Todas as novidades em tempo real e sem atrasos!
Outros artigos interessantes: