O cenário pandémico trouxe consigo o fenómeno da escassez de semicondutores, e como se não bastasse, a mineração de criptomoedas atingiu o pico do seu esplendor durante a mesma altura, dificultando a vida de jogadores e consumidores em geral em busca de componentes informáticos.
As placas gráficas continuam especialmente difíceis de encontrar, e sabemos por esta altura que são uma excelente ferramenta para a mineração de criptomoedas. Caso algum dia te tenhas questionado para onde vão os GPUs fabricados, talvez o vídeo em baixo te dê uma ideia.
Jaxson Davidson, que no Twitter se intitula como “veterano das criptos” e “macro investidor,” partilhou nessa rede social um vídeo da sua quinta de mineração composta por quatro edifícios dedicados a esta operação.
Fenómeno das criptomoedas arrasou pretensões dos gamers
Como podemos ver no vídeo em cima, a operação de Davidson é composta por seis filas de quintas de mineração, cada uma delas com 10-12 prateleiras adornadas com 4 conjuntos de 8 placas gráficas. Uma conta rápida indica que estamos perante cerca de 2000 GPUs, mas Davidson dispões de 4 localizações, elevando a contagem de placas para perto das 8000.
A questão torna-se ainda mais avassaladora se considerarmos que este homem é apenas um dos que possui quintas destas dimensões. Multipliquem por dezenas de investidores e facilmente se percebe para onde vai boa parte dos GPUs que saem das fábricas. Davidson revela que costuma comprá-las a pequenas empresas um pouco por todos os EUA, contornando assim a escassez de stock.
O fanático das criptomoedas revelou ainda ter conseguido um acordo com a própria Nvidia para a compra de placas gráficas 170hx, aquelas que a marca lançou em fevereiro deste ano para tentar suprimir a procura por unidades para a mineração de criptomoedas sem prejuízo dos fãs de videojogos.
Apesar de neste momento as suas quintas serem compostas primordialmente por RTX 3070, Davidson já disse que vai transitar para GPUs dedicados à mineração, abdicando das unidades destinadas aos consumidores convencionais.
Segue toda a atualidade tecnológica no TecheNet através do Google News. Todas as novidades em tempo real e sem atrasos!
Outros artigos interessantes:
- Cyberpunk 2077 entra na blockchain Ethereum com relógio futurista de €500
- Shiba Inu: investimento nos videojogos pode fazer disparar valor da criptomoeda!
- Criptoeconomia para principiantes
[mc4wp_form id=”104690″]
Comentários