São 5 previsões de Bill Gates que poderão ser verificadas dentro de muito pouco tempo. Num post de final de ano, o fundador da Microsoft diz como será o futuro próximo.
Neste artigo, Gates fala da pandemia mas também do metaverso e até dos desenvolvimentos médicos.
As 5 previsões de Bill Gates
1) O pior da pandemia de covid-19 terminará em 2022.
Gates acredita que será em 2022 que acabará o pior da pandemia, mas também lembra que já antes se enganou sobre este assunto.
“Por causa da variante Delta e dos desafios com a adoção de vacinas, não estamos tão perto do fim da pandemia como eu esperava por esta altura. Não previ que uma variante tão altamente transmissível viesse, e subestimei o quão difícil seria convencer as pessoas a tomar a vacina e a continuar a usar máscaras”, escreveu Gates, que reforça ter “esperança de que o fim esteja finalmente à vista. Pode ser insensato fazer outra previsão, mas penso que a fase aguda da pandemia chegará ao fim em 2022”.
2) As reuniões serão comuns no metaverso dentro de 2-3 anos.
O fundador da Microsoft parece estar mesmo convencido de que o metaverso vai ser uma realidade generalizada dentro de pouco tempo:
“Dentro dos próximos dois ou três anos, prevejo que a maioria das reuniões virtuais se moverão de grelhas de imagem de câmara 2D – a que chamo o modelo Hollywood Squares, embora eu saiba que provavelmente me datam – para o metaverso, um espaço 3D com avatares digitais. Tanto o Facebook como a Microsoft revelaram recentemente as suas visões para isto, o que deu à maioria das pessoas a sua primeira visão de como vai ser”.
Bill Gates explica a sua visão mais pormenorizadamente: “A ideia é que acabará por usar o seu avatar para se encontrar com pessoas num espaço virtual que replica a sensação de estar numa sala real com elas. Para o fazer, vai precisar de algo como óculos VR e luvas de captura de movimento para capturar com precisão as suas expressões, linguagem corporal, e a qualidade da sua voz. A maioria das pessoas ainda não possui estas ferramentas, o que irá atrasar um pouco a adoção. (Uma das coisas que permitiu a rápida mudança para reuniões em vídeo foi o facto de muitas pessoas já terem PCs ou telefones com câmaras fotográficas). A Microsoft planeia lançar uma versão provisória no próximo ano, que utiliza a sua webcam para animar um avatar que é utilizado na atual configuração 2D. A primeira pergunta que pode estar a fazer é: “porquê? O que é que isto consegue? Essa é uma grande pergunta. E se tiver uma resposta, gostaríamos de a ouvir. Porque nós também não sabemos.”
3) As pessoas terão capacidades robustas de diagnóstico de saúde em casa.
Bill Gates tem um sonho que é partilhado por muitos desde pelo menos os anos 60 do séulo passado: possibilidade de se fazerem diagnósticos médicos em casa. Os dispositivos de medição de variáveis já são comuns e muito utilizados, mas a visão do criador da Microsoft alcança mais longe e diz que o smartwatch pode ser a ferramenta ideal.
“Neste momento, quando chegar a altura do seu exame físico anual, provavelmente terá de ir ao consultório do seu médico para que lhe tomem os sinais vitais e lhe tirem o sangue. Mas e se tivesse em casa um dispositivo que o seu médico pudesse controlar remotamente para testar a sua tensão arterial? E se ele ou ela pudesse olhar para os dados recolhidos do seu relógio inteligente para ver como está a dormir e qual é o seu ritmo cardíaco activo? E se pudesse fazer o seu teste de sangue num local conveniente na sua vizinhança – talvez na sua farmácia local – que enviasse os resultados directamente ao seu médico? E se pudesse continuar a consultar um médico de cuidados primários de que gostasse, mesmo que se mudasse para outro estado?
“Todas estas são possibilidades reais no futuro, e estou curioso em ver como transformam os cuidados de saúde. Para além dos limites da tecnologia e da privacidade, existem também obstáculos regulamentares que precisamos de descobrir antes de os cuidados de saúde digitais se tornarem verdadeiramente correntes. Alguns estados ainda tornam difícil ver os pacientes virtualmente num estado diferente, devido à forma como o licenciamento funciona atualmente. As possibilidades de o seu smartwatch se tornar um monitor de saúde doméstico parecem extremamente prováveis. Mas, sinceramente, ainda estamos à espera de muitas das aplicações e sensores que fariam isso acontecer.”
4) Um teste sanguíneo para a doença de Alzheimer será provavelmente aprovado.
Senão fosse um otimista, Bill Gates nunca teria criado a Microsoft. Apesar de retirado completamente do mundo da tecnologia, continua um otimista.
“Outra área a ter em conta em 2022 é o diagnóstico da doença de Alzheimer. Recentemente, foram feitos enormes progressos nesta frente, e há uma hipótese decente de que o primeiro teste de sangue acessível e acessível para a doença de Alzheimer seja aprovado no próximo ano. Embora isto ainda não seja um perigo para as pessoas que têm a doença – que actualmente não tem cura ou mesmo uma forma de a abrandar – este teste irá acelerar o progresso na busca de uma descoberta do tratamento”.
5) 2022 será um ano para o “novo normal”.
Finalmente, Bill Gates assegura que 2022 será o ano de reentrada num novo normal, passada a fase aguda da pandemia.
“Penso que 2022 será um ano em que muitos de nós finalmente se instalarão numa nova versão do normal pós-pandémico. Para mim, isso significará ir para o escritório um pouco mais, uma vez que os casos de COVID, assim o espero, irão cair. Quero encontrar um novo ritmo em casa, agora que os meus três filhos se mudaram e o meu dia não está tão estruturado em torno de encontrar tempo para passar com eles. Estou ansioso por passar mais tempo envolvido com as pessoas através do meu blogue e outros canais. Gostaria de manter o meu hábito da era COVID de ver muitos vídeos educativos no YouTube e serviços de subscrição como o Wondrium, porque são uma óptima maneira de aprender sobre temas obscuros. (Agora sei mais sobre fabricação de vidro, observação de aves, e a história da Samoa Americana do que alguma vez esperei).”
O homem é um otimista. Dentro de pouco poderemos começar a verificar se as 5 previsões de Bill Gates se concretizam.
Outros artigos interessantes:
- OPPO Find N: design do novo smartphone dobrável já foi revelado!
- Você sabe como os gatilhos mentais influenciam o cliente?
- Bose QuietComfort: earbuds em edição exclusiva