O serviço de videoconferência Zoom vai implementar publicidade na sua modalidade gratuita, medida tomada para garantir a existência de uma versão sem custos da plataforma e ajudar a financiar novas funcionalidades.
Através de uma publicação no seu blog, os responsáveis pelo Zoom afirmaram que milhões de utilizadores espalhados per todo o mundo usam o serviço sem pagar e que é importante para a companhia continuar a oferecer os seus produtos e serviços sem custos para o utilizador. No entanto, a publicidade é vista como uma ferramenta necessária para garantir a subsistência de uma modalidade gratuita sem prejuízo da experiência de utilização.
A publicidade será exibida apenas no ecrã que aparece no final de cada chamada, por isso podes descansar e ficar com a garantia que não verás anúncios durantes as chamadas.
Zoom é uma das plataformas de videoconferência mais usadas da atualidade
Numa fase inicial a versão grátis do Zoom vai exibir publicidade apenas a quem use o serviço através do navegador de internet, ficando para já de fora os que recorrem à aplicação para smartphone ou computador.
O Zoom ganhou imensa popularidade com a pandemia da COVID-19, tornando-se rapidamente numa das plataformas mais usadas do género para colmatar o distanciamento social e as necessidades do teletrabalho.
Considerando que o serviço terá de pagar servidores, largura de banda e aos seus funcionários, percebe-se que procurem formas alternativas de monetizar o seu negócio. Caso a implementação da publicidade seja feita de forma não intrusiva, então não haverá grande motivo para abandonar o Zoom numa altura em que muitas pessoas continuam em home office.
O caso mudará de figura se esta iniciativa produzir resultados que levem os responsáveis pela aplicação a recorrer à publicidade de forma mais abusiva – afinal de contas o que não falta atualmente são alternativas ao Zoom.
Segue toda a atualidade tecnológica no TecheNet através do Google News. Todas as novidades em tempo real e sem atrasos!
Outros artigos interessantes: