A Microsoft lançou oficialmente o Windows 11, que promete trazer novidades para o sistema. A atualização do software vai ser disponibilizada gratuitamente e de forma gradual para todos os utilizadores da versão anterior, o Windows 10.
A atualização traz diferenças bruscas no design, além de suporte para aplicativos do Android, painel de widgets personalizado, sons diferenciados para o sistema, integração para o Microsoft Teams mais facilitada e ainda novas tecnologias que prometem agradar os usuários gamers.
Para quem quiser comprar novos dispositivos, com este software, como um notebook Lenovo, Samsung e de outras marcas ou PCs que tenham os softwares da Microsoft, a nova versão do sistema será comercializada a partir de 2022.
Mas quais são as novidades no Windows 11?
O botão iniciar, que permitia ao usuário abrir os programas, não se encontra mais no canto esquerdo da tela, mas, sim, no centro. O utilizador ainda tem total acesso ao painel para acessar softwares, aplicativos de comunicação, como o Teams, e outras funções.
A barra de tarefas também vem com o Office 365, conectado diretamente à nuvem, que mostrará os arquivos mais recentes. Fora que o sistema ainda conta com a tecnologia “Snap”, que possibilita que o usuário abra outros programas, sem ficar aquela bagunça, deixando-as lado a lado, separadas por tarefas.
Três inovações nessa nova versão, o Windows 11, prometem deixar os gamers contentes, justamente por aumentar consideravelmente o desempenho do PC ou notebook para rodar jogos.
Com o DirectX 12 Ultimate, há um gráfico imersivo com altas taxas de quadros em jogos. Também há o Direct Storage, bastante conhecido pelos usuários de Xbox, que faz com que os jogos sejam carregados mais detalhadamente. E, por último, mas não menos importante, o Auto HDR, que possibilita um número maior de cores e resoluções.
Como saber se meu PC é compatível com a atualização?
Para os utilizadores do Windows 10, descobrir se seu computador é compatível com a nova versão é muito simples – precisa somente de um computador ou um notebook e seguir este passo a passo.
1. Faça o download do programa de verificação de integridade do PC (PC Health Check), disponível no site da Microsoft.
2. Abra a ferramenta e clique em “verificar agora”.
3. Logo após isso, ele mostrará se o PC é compatível ou não.
Caso o seu computador não seja compatível, não precisa se desesperar, pois o Windows também prometeu suporte com atualizações de segurança para o Windows 10 até 2025 – apenas não repassaram a data exata de quando irão parar.
E, se ele for compatível, como atualizar?
Caso ele seja compatível com a nova versão, é possível verificar se você possui acesso à atualização. Veja abaixo.
1. Verificar se existem atualizações no menu Iniciar.
2. Na nova janela, clique no botão Verificar para ver se existem novas atualizações.
3. Se o Windows 11 estiver disponível, o computador vai mostrar uma opção para baixar e instalar o novo sistema.
Antes de realizar a migração para o novo sistema, o ideal é realizar um backup de seus arquivos para não ocorrer perdas durante a instalação.
Outros artigos interessantes: