Os que têm menos de 30 anos e estão a ler esta notícia podem muito bem nunca ter ouvido falar do Winamp, mas os restantes saberão com certeza que falamos de uma das aplicações de reprodução de música mais famosas dos anos 2000.
Há vários anos atrás, bem antes do streaming, era comum passarmos as nossas músicas para o PC em formato mp3, recorrendo a aplicações capazes de nos permitir a organização e reprodução desses mesmos conteúdos. A conversão para mp3 permitia reduzir o espaço ocupado pelas músicas no disco do PC, e o Winamp era a aplicação preferida de milhões de utilizadores espalhados por esse mundo.
Agora que parece estar na moda ressuscitar velhas glórias do passado e oferecer-lhes uma roupagem moderna, o Winamp pode estar prestes a regresssar na forma de mais um serviço de streaming de música que terá de enfrentar a forte concorrência de marcas já estabelecidas como o Spotify, Apple Music e Tidal.
Nova beta do Winamp está quase pronta, relançamento pode acontecer ainda em 2021
O Winamp tinha várias vantagens na altura, entre as quais a capacidade de permitir organizar os conteúdos e a criação de playlists personalizadas, mas ficou também famoso pela variedade de skins e pelo seu visualizador que poucos recursos “roubava” aos computadores da altura.
Com o advento dos serviços de streaming levanta-se a questão do papel do Winamp nesta indústria, apontando para uma versão remasterizada da app com o objetivo de ser relançada como serviço de streaming de música e podcasts.
Para ter sucesso terá de se colocar como alternativa não só para os utilizadores frustrados com as experiências que estão disponíveis atualmente mas também para os criadores de conteúdos que reclamam das comissões abusivas das plataformas modernas. O website do Winamp refere isso mesmo, garantindo que devolverá aos criadores e artistas o controlo sobre o seu conteúdo.
O Winamp afirma ter neste momento 80 milhões de utilizadores em todo o mundo, e os seus responsáveis parecem decididos em convencê-los a dar o salto para a modernidade. Os interessados podem já inscrever-se para a versão Beta que será lançada em breve.
Segue toda a atualidade tecnológica no TecheNet através do Google News. Todas as novidades em tempo real e sem atrasos!
Outros artigos interessantes: