Com o passar dos anos os The Game Awards de Geoff Keighley foram ganhando maior protagonismo na indústria de videojogos, sendo visto por muitos como um evento semelhante aos Óscars ou Emmys. Tal como estes, a cerimónia que tem como ponto alto a nomeação do melhor jogo do respetivo ano acaba sempre envolta em alguma polémica.
Desta feita salta à vista a exclusão do aclamado Forza Horizon 5, exclusivo para PC e Xbox Series X|S, da lista de nomeados para GOTY que inclui por seu lado alguns exclusivos PS5. Muitos fãs estão já a protestar a decisão, alegando que Keighley e companhia começam a deixar de lado a vergonha em relação ao seu alegado favorecimento da PlayStation.
A lista de nomeados para GOTY 2021 nos The Game Awards é composta então por Deathloop, It Takes Two, Metroid Dread, Psychonauts 2, Ratchet & Clank: Rift Apart e Resident Evil Village.
Os The Game awards favorecem a PS5 em deterimento da Xbox Series X?
A não inclusão de Forza Horizon 5 ganha particular importância depois do jogo ter sido amplamento elogiado por críticos e público, conseguindo até um número recorde de jogadores no dia de lançamento e de jogadores em simultâneo nas várias plataformas em que está disponível.
O jogo é o mais bem pontuado do ano, com classificação média superior a 90 nos agregadores de ratings, feito que mais nenhum jogo conseguiu este ano. Num ano marcado por lançamentos medíocres, Forza Horizon 5 parece justificar pelo menos a nomeação.
Apesar de não ter sido nomeado para jogo do ano, Forza Horizon 5 está nomeado noutras categorias, quase todas elas técnicas: Melhor Design Áudio, Inovação na Acessibilidade e Melhor Jogo de Desporto/Corridas.
Os nomeados deste ano, mesmo que de qualidade reconhecida, levantam a questão sobre a credibilidade de toda uma indústria que parece preocupar-se pouco com as opiniões dos fãs e com a qualidade dos produtos que nos chegam às mãos. Está certo que o ano não foi pródigo em lançamento de alta qualidade, mas ver Deathloop na lista para melhor do ano e deixar Forza Horizon 5 de fora parece fazer muito pouco sentido.
Aliás, Deathloop é mesmo o jogo com mais nomeações, sendo candidato a vencer 9 (!) categorias. O investimento da Microsoft e Xbox em publicidade é muito mais reduzido que o da PlayStation e isso pode refletir-se nestas listas, mas não deve confundir o julgamento dos jogadores. O ideal seria premiar a meritocracia e nunca os que mais dinheiro rendem aos organizadores destes eventos.
A cerimónia dos The Game Awards 2021 vai realizar-se a 9 de dezembro. O Jogo do Ano será escolhido pelo público que poderá votar nestes 6 candidatos.
Segue toda a atualidade tecnológica no TecheNet através do Google News. Todas as novidades em tempo real e sem atrasos!
Outros artigos interessantes: