Está cada vez mais perto o sonho de jogar títulos AAA em alta definição dentro de um automóvel, especialmente agora que a Tesla vai abdicar de processadores Intel no seu sistema de entretenimento e informação em favor das opções Ryzen da AMD.
Para já, esta mudança vai ocorrer apenas nos Tesla Model Y disponibilizados no mercado chinês, mas um sucesso da parceria pode levar a uma generalização dos CPU AMD nos veículos elétricos da marca de Elon Musk.
A Tesla tem trabalhado com as três principais fabricantes de semicondutores do mundo – Intel, AMD e Nvidia – recorrendo aos chips da última nos seus carros mais antigos. A troca para os Atom da Intel deu-se com a chegada do Model 3 e versões mais modernas do Model X e Model S mas parece agora que a rival AMD rouba mais um mercado à equipa azul.
AMD ‘rouba’ mais um mercado à Intel com a ajuda da Tesla
A Tesla já recorre às ofertas da AMD nos Model S e X, parecendo agora estar prestes a completar a transição com esta mudança no Model Y. O motivo da mudança é desconhecido e provoca até alguma estranheza uma vez que a AMD – ao contrário da Intel – depende da TSMC para o fabrico dos seus chips.
A TSMC já admitiu estar com dificuldades em fabricar os produtos de 7nm da AMD já que a procura pela sua silicone é demasiado elevada neste momento em que o mundo ainda sobre com uma crise na cadeia de fornecimento de semicondutores.
Já a Intel possui as suas próprias instalações de fabrico e seria, no papel, mais do que capaz de dar conta do recado uma vez que consegue dar prioridade a quem bem desejar.
Assim sendo, esta transição por parte da Tesla pode estar exclusivamente relacionada com questões de desempenho, dando assim mais um passo para os seus veículos funcionarem como uma verdadeira máquina de jogos graças ao APU AMD Ryzen com gráficos RDNA2.
Recordamos que foi o próprio Elon Musk quem disse que seria possível jogar Cyberpunk 2077 no sistema de entretenimento e informação dos seus carros, comparando o seu hardware às consolas de nova geração.
Para já os Tesla com processador AMD são exclusivos do Model Y no mercado chinês, não sendo ainda claro se estas mudanças se alastrarão para os mercados americano ou europeu.
Segue toda a atualidade tecnológica no TecheNet através do Google News. Todas as novidades em tempo real e sem atrasos!
Outros artigos interessantes: