A Sound Particules foi considerada a marca nacional do ano, levando o principal galardão dos prémios Os Melhores & As Maiores do Portugal Tecnológico atribuídos pela Exame Informática e pela VISÃO. Na sua 15ª edição, o evento distinguiu ainda a Xiaomi como fabricante do ano e a Farfetch venceu na categoria Serviços.
A marca nacional do ano é a Sound Particules, a startup portuguesa que criou um software de design de áudio que está presente, por exemplo, no filme Dune ou no jogo Fortnite. A Feedzai e a Critical Techworks receberam menções honrosas.
A Xiaomi venceu na categoria de fabricante do ano, pela relação qualidade/preço difícil de bater, vencendo a Apple e a Asus, que ganharam menções honrosas,
O Volt, que premeia a mobilidade elétrica, foi para o Miio, a aplicação que permite ao consumidor conhecer o preço final do carregamento do veículo e compará-lo com outros postos. As menções honrosas foram para o Oeiras Eco Rally e para o Kia EV6, considerado o carro do ano.
O projeto do Instituto Gulbenkian de Ciência Lab in a Box/Suitcase, que distribui kits de investigação de Biologia Molecular às universidades portuguesas e dos PALOP, venceu o prémio de Responsabilidade Social. A fundação José Neves e a Escola 42 viram ainda o seu trabalho distinguido.
A Amazon Prime foi considerado o melhor serviço digital, vencendo a RTP Play e a e-Fatura, premiados com menções honrosas.
O novo método de realizar biópsias não invasivas RubyChip, desenvolvido pelo Laboratório Nacional de Nanotecnologia, venceu o prémio de inovação, que ainda galardoou os projetos Green e e-Skin.
Os Prémios Os Melhores & As Maiores do Portugal Tecnológico atribuídos pela Exame Informática e pela VISÃO distinguiram ainda as maiores empresas tecnológicas portuguesas que mais riqueza, conhecimento e emprego geram, premiando a Critical Manufacturing, a Feedzai, a Critical TechWorks, a Siemens, a PHC Software e a Farfetch.
Outros artigos interessantes: