Durante os últimos meses a Sony tem registado diversas patentes relacionadas com novo hardware para a PS5, mas a mais recente está ligada às tão aguardadas faceplates first-party que permitirão personalizar a consola de nova geração.
Um dos pontos que mais agradou aos fãs aquando da revelação da PS5 foi a possibilidade de retirar os adornos plásticos da máquina de jogos e substituí-los por faceplates com várias cores e designs, algo que permitiria a cada fã da marca ter uma consola à imagem dos seus gostos.
Até ao momento a marca nunca materializou a promessa, facto que levou outras empresas a colocar no mercado alternativas que permitissem aos fãs satisfazer as suas necessidades de personalização. A Sony prontamente ameaçou judicialmente essas companhias, instruindo-as de forma veemente a cessar o fabrico de faceplates para a PS5 sob pena de processos judiciais.
PS5 deve em breve permitir a personalização através de faceplates first-party
Depois de um ano em que a fabricante japonesa se escusou a colocar no mercado um sistema de personalização da PS5 e várias ameaças de processos em tribunal contra as empresas que procuraram capitalizar e fornecer alternativas, a marca parece agora pronta para lançar a sua versão das faceplates.
A nova patente foi registada no United States Patent and Trademark Office e descreve um “design ornamental para uma capa para dispositivo eletrónico.” Em conjunto com o registo foram incluídas imagens da consola de nova geração vista de diversos ângulos.
Esta iniciativa pode ter como objetivo impedir outras empresas de fabricar versões alternativas das faceplates da PS5, mas pode também significar que não faltará muito tempo até podermos comprar capas oficiais – algo que faria todo o sentido agora que a consola celebra o seu primeiro aniversário.
Espera-se que a Sony coloque em cima da mesa capas com diversas cores e até inspiradas em algumas das maiores franquias de videojogos que detém, permitindo dessa forma que os fãs possam dar asas à imaginação e decorar as suas PS5. Caso a fabricante não avance em breve para as capas first-party, então esta patente terá mesmo como objetivo exclusivo impedir terceiros de as fabricar, com claro prejuízo para o consumidor que se vê impedido de imprimir o seu cunho à consola.
Segue toda a atualidade tecnológica no TecheNet através do Google News. Todas as novidades em tempo real e sem atrasos!
Outros artigos interessantes: