Apesar da PS5 ter sido lançada há apenas cerca de um ano e a sua disponibilidade continuar escassa em todo o mundo, os hackers não perdem tempo na tentativa de conseguir desbloquear a consola para que possa correr, entre outras coisas, software pirateado.
Um hacker de renome, no passado responsável pelo jailbreak da PS Vita, publicou no Twitter uma imagem onde podemos ver o menu da PS5 com uma nova definição intitulada “Definições de Debug.” Estas definições estão normalmente reservadas aos kits de desenvolvimento para que os estúdios possam testar os seus jogos.
Segundo indica o hacker TheFlow0, a sua aparição na PS5 pode indicar a descoberta de uma forma de explorar o kernel da consola de nova geração da Sony, permitindo acesso às ferramentas necessárias para a desencriptação do seu firmware.
Jogos pirata na PS5 podem ser uma realidade num futuro não muito distante
Nunca é demais referir que estamos perante um hacker de créditos firmados, que nos últimos anos amealhou mais de 20 mil dólares em recompensas por chamar a atenção da Sony para problemas graves de segurança.
O grupo de hackers fail0verflow recorreu também à mesma rede social para publicar uma imagem onde podemos ver o que indicam ser uma pequena porção das chave raíz internas da PS5, usadas para desencriptar o firmware da consola.
Este tipo de atividade indica que os hackers não descansam na tentativa de piratear a nova consola PlayStation, o que pode levar à possibilidade de correr jogos descarregados da internet mas também a atividade ilícitas nos jogos online. Mais ainda, abriria a porta à possibilidade de correr outro tipo de software, como emuladores PS2 e PS3 ou até Linux.
Falta agora saber se esta informação alguma vez será disponibilizada ao público, já que estes hackers podem estar à procura de recompensas da Sony e não de abrir o código da PS5 ao público geral.
Segue toda a atualidade tecnológica no TecheNet através do Google News. Todas as novidades em tempo real e sem atrasos!
Outros artigos interessantes: