Apesar de ser virtualmente impossível comprar uma placa gráfica RTX 30 da Nvidia neste momento, pelo menos ao preço definido pela companhia, o público tem sido unânime nos elogios aos mais recentes GPU da equipa verde.
Como é já habitual neste mundo do hardware informático, a inovação não descansa e a Nvidia estará já a preparar a chegada das suas placas gráficas RTX da série 4000. Os rumores sugerem já que podemos esperar o dobro do desempenho em relação à geração atual, com melhorias significativas em termos de eficiência.
A provar isto mesmo está um rumor que veio a público nos últimos dias, apontando para uma Nvidia RTX 4090 com 24 GB de memória VRAM GDDR6X e 18,432 núcleos CUDA. O mesmo leaker indica que a AMD colocará no mercado soluções com 7,680 núcleos e até 32 GB de memória RAM.
Nvidia e AMD preparam-se para mais um ano de batalha nos GPU
O salto da RTX 4090 em relação à atual 3090, lançada em setembro passado, será considerável apesar da mesma quantidade de memória VRAM. A diferença estará na quantidade de núcleos CUDA e nas inovações trazidas pela arquitetura Ada Lovelace.
Em relação às velocidades de relógio, a RTX 4090 terá velocidades de 2.5 GHz que resultarão em 85 a 92 TFLOPs de desempenho computacional – a RTX 3090 consegue “apenas” 36 TFLOPs de desempenho FP32.
Estamos então perante um aumento de desempenho na ordem dos 150%, isto depois da Nvidia ter já aumentado e muito a performance com as placas gráficas Ampere atualmente no mercado.
Convém lembrar que a Nvidia nada disse ainda de forma oficial sobre a sua próxima geração de GPUs, devendo estas informações ser consideradas com prudência uma vez que se tratam de rumores. No entanto a série RTX 4000 deve ser apresentada e lançada já no próximo ano, ficando a expectativa de ver qual será a resposta da AMD.
Segue toda a atualidade tecnológica no TecheNet através do Google News. Todas as novidades em tempo real e sem atrasos!
Outros artigos interessantes: